A solidez dos departamentos de RH

Corporações são compostas por inúmeras células estratégicas, que garantem o bom funcionamento de seus negócios e a organização dos ativos concretos e abstratos. Estas células, quando bem gerenciadas, podem fazer a diferença para o business. Marcas que possuem imagens sólidas e reputações impecáveis são marcas que administram seus setores de forma objetiva e transparente.

O departamento de recursos humanos é uma das áreas mais importantes de uma organização. Ele é responsável pela manutenção do patrimônio intelectual de um grupo. O conhecimento é algo que está diretamente ligado ao cérebro dos indivíduos, e por isso estes devem ser tratados cuidadosamente.

O conceito de RH e gestão de pessoas é complexo e envolve variáveis psicológicas pouco exploradas pelo ambiente corporativo. Diretores de recursos humanos devem promover ações que aumentem os índices de satisfação dos colaboradores e que ofereçam oportunidades de crescimento para todos os envolvidos em atividades operacionais. Para equipes de vendas, a motivação e o espírito de colaboração são essenciais. Diretores e presidentes devem acompanhar de perto o trabalho de todos os componentes de administradores de pessoal.

As tendências globais indicam que cursos e pesquisas despertam o interesse de funcionários por suas próprias funções e pelos ramos de atuação da corporação na qual atuam. Cursos de coaching e coaching executivo auxiliam na obtenção do equilíbrio emocional e no exercício de atitudes positivas. Características como flexibilidade, adaptabilidade e poder de persuasão são exploradas em sessões rápidas e eficientes, que contemplam carências de heads de células e gestores. As atitudes dos ícones de comando são, geralmente, imitadas pela massa operacional, e por isso estes precisam controlar impulsos e comportamentos explosivos.

O mundo do business sabe que soluções inovadoras e tecnológicas dependem de criatividade e de força de vontade. A leitura e a bagagem cultural devem acompanhar os responsáveis por projetos complexos e rentáveis. A energia com a qual um grupo trabalha é percebida por consumidores e pelo público que tem potencial para se tornar “target” de vendas.

A união de talentos pode modificar a realidade de times pouco preparados e imaturos. Tudo depende da administração que estabelecida pelo RH e pelos conselhos administrativos.

José Roberto Marques

mais artigos de José Roberto Marques

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais