O valor do controle psicológico

As conquistas no universo profissional não acontecem de uma hora para outra. Líderes renomados ocupam posições de destaque graças ao preparo acadêmico e ao controle emocional que possuem. Nem sempre esta inteligência sentimental é obtida facilmente. Em muitos casos, é preciso um bom Coaching Executivo para que algumas habilidades apareçam. O programa aborda métodos de exploração interna, e fornece ferramentas preciosas para a obtenção do conhecimento próprio.

Algumas organizações desconhecem a importância da formação de gestores bem preparados psicologicamente. Trata-se de uma posição perigosa, já que os coordenadores de área representam a chave da comunicação entre alta presidência e corpo operacional produtivo. Os heads podem transmitir os valores e a cultura da instituição para subordinados, fornecedores e parceiros estratégicos de negócio.

Quando os desejos da corporação estão alinhados aos desejos dos trabalhadores, os projetos acontecem com mais naturalidade e leveza. A comunicação fica mais clara e a transparência prevalece em todos os setores. Alguns pontos passam a ser vistos com mais cuidado e atenção, melhorando a qualidade das entregas.

Líderes que estimulam o diálogo costumam obter mais respaldo e mais reconhecimento da diretoria. Eles se preocupam com as necessidades de seus subordinados e auxiliam no estabelecimento de um plano de carreira assertivo e funcional. Desta forma, nenhum colaborador se sente frustrado ou esquecido pela empresa em que atua.

Alguns dos executivos mais aclamados do país passaram por programas de treinamento de liderança. A trajetória destes profissionais foi pautada por aprendizados acadêmicos e psicológicos. Os dois campos, quando aliados, operam milagres e mudam a rotina vivida por grandes times operacionais. Estas mudanças acabam por elevar os méritos do comandante do grupo, ampliando seu papel na companhia.

Com uma comunicação objetiva e clara, as pessoas sabem para onde devem ir e para onde devem enviar seus maiores esforços. A força tarefa pode ser dividida em etapas e projetos que demandam mais energia e conteúdo. O segredo para o sucesso é atingir um patamar de diálogo que permita a troca de conhecimento e a troca de informações relevantes. Companhias que subestimam o poder do curso de gestão de pessoas e de seus comandos estão rejeitando a expansão de seus negócios e de seu valor de mercado.

José Roberto Marques

mais artigos de José Roberto Marques

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais