Diamante bruto ou lapidado? Qual você quer ser?

Uma das pedras mais desejadas do mundo é o diamante. Seu brilho inconfundível, sua raridade e o zelo necessário para tratá-la agregam-lhe um valor altíssimo. Diamantes são sinônimos de preciosidade, e seu processo de aprimoramento faz com que cada pedra seja única, diferenciando-a de todas as outras. Esse aprimoramento chama-se lapidação, é ela que distingue o diamante bruto do lapidado.

Através dos garimpos, os diamantes são procurados nas rochas e ficam misturados em meio a terra e outros detritos.

Depois de encontrados, são levados até um rio, onde são lavados e ficam apenas as pedras preciosas em estado bruto. Nesse estado, a pedra é chamada de diamante bruto e desde esse ponto, ela já se diferencia pelo seu brilho surpreendente.

Após esse estágio, inicia-se o processo de lapidação da pedra. Devido a sua solidez, outros materiais não conseguem afetá-la, portanto, os materiais da lapidagem do diamante são feitos do material da própria pedra. A partir daí, sua lapidação a tornará única, seja no pescoço de uma senhora, em um vestido luxuoso, ou nas mãos de um lapidador.

Esse processo é análogo à nossa vida e podemos escolher como nós queremos trilhar nossa trajetória. Todos nós somos seres valiosos, que nascemos “brutos” e nós que decidimos se queremos ou não ser lapidados. O Coaching representa essa lapidação em nossa vida, pois ele desenvolve habilidades e competências, que somados a vivência, nos tornam diamantes lapidados.

O curso de Coaching proporciona uma expansão significativa da performance profissional e produtividade pessoal. Os principais elementos do processo de Coaching são: foco, ação, sentimento/sensação, evolução contínua e resultados. Focado em ações, o curso apoia pessoas em todos os níveis, para que façam e sejam o melhor que podem ser.

Somos preciosos e devemos cuidar de nossa vida da melhor maneira possível. Não devemos nos contentar com situações aquém do que somos capazes, nossas capacidades e qualidades nos tornam únicos, assim como diamantes lapidados. Basta você decidir o que quer ser: um diamante bruto ou lapidado?

José Roberto Marques

mais artigos de José Roberto Marques

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais