O que é o FIRE moviment e como fazer parte dele

Com as mudanças tecnológicas e os avanços que a sociedade está vivendo constantemente, há sempre algo novo acontecendo em algum lugar do mundo. A sociedade moderna está de modo geral se moldando em torno de um estilo de vida mais tecnológico e também mais desprendido de conceitos do passado, como por exemplo o American Dream.

O conceito de American Dream se fortaleceu na década de 50, principalmente devido as propagandas, no qual todos os americanos almejavam um mesmo sonho: o emprego perfeito, a casa perfeita e a família perfeita. Este sonho era fundamental para sustentar a nova revolução industrial e a sociedade extremamente capitalista e voltada para o consumo, mas as coisas de lá para cá mudaram e estão mudando muito.

A geração de millennials viu na internet e nas redes sociais um novo modo de ver a vida e seu comportamento é extremamente diferente, ao comparado com os seus próprios pais, por exemplo, os quais ainda queriam viver o tal sonho americano citado acima. Essa geração que tem hoje em torno de 25 a 35 anos quer uma vida diferente, menos baseada em uma vida no que é esperado deles, mas sim no que eles querem para si.

Para eles a ideia de vida perfeita é outra. Eles valorizam trabalhar à distância ao invés de ir para um escritório todos os dias das 9h às 18h, conhecer o mundo inteiro com viagem ao invés de comprar uma casa e ter relacionamentos, mas não necessariamente ter filhos. Ou seja, muitas mudanças se compararmos com as décadas antigas.

Uma nova mudança, que vem acontecendo nos últimos 5 anos,  é o FIRE moviment, no qual esses mesmos jovens também buscam se aposentar mais cedo em torno dos 40 anos de idade, ao contrário dos seus pais que o fizeram na faixa dos 60 anos e se o fizeram. Vale ressaltar que esses jovens se diferenciam um pouco dos millennials mais comuns e estereotipados, já que ao invés de gastarem o dinheiro deles com Ubers, Deliveries de comida e coquetéis, eles preferem economizar o máximo que podem.

O que é o FIRE moviment?

O Fire Moviment pode ser traduzido como independência financeira para que se possa aposentar cedo entre os jovens trabalhadores. Esses jovens tentam ao máximo poupar seu dinheiro para que não precisem mais trabalhar depois dos 40 anos. Isso só é possível graças às tecnologias que deu oportunidade de criação de empreendimentos diversos e também ao conceito de renda passiva que se popularizou, na qual mesmo sem trabalhar há rendimento. Essas atividades eram antes restritas a apenas uma parcela da sociedade, geralmente mais rica e com mais recursos, a internet mudou isso, deixando mais igualitário o acesso às oportunidades. E esses jovens estão abraçando essas oportunidades para viver uma vida mais minimalista e essencialista.

Quais são os pontos positivos e os pontos negativos do FIRE moviment?

Os pontos positivos são a utilização de aplicativos de finanças pessoais dos mais variados tipos e com as mais diferentes funções para controlar como gastar dinheiro, como economizar dinheiro e ganhar dinheiro. Ou seja, as pessoas estão mais educadas em relação a suas vidas financeiras. Os adaptos a esse movimento usam os aplicativos para tudo, desde controlar suas contas bancárias, fazer investimentos e também encontrar oportunidade de bicos para conseguirem aumentar suas rendas ainda mais.

Já os pontos negativos podem ser resumidos em uma vida extremamente limitada, já que qualquer gasto extra pode ser visto como desperdício e extravagância. Além disso, esses jovens não pretendem ter uma vida com grandes gastos também. Ou seja, eles estão economizando agora para também viver economizando no futuro.

Como fazer parte do Fire moviment?

Para fazer parte desse movimento é preciso colocar a economia acima de tudo de forma a conseguir acumular o máximo de recurso financeiro para se aposentar cedo. No Brasil há a comunidade Aposentado aos 40, a qual pode dar ideias sobre como conseguir chegar lá.

No geral, é preciso economizar pelo menos metade do seu salário todos os meses e também guardar qualquer renda extra. A aposentadoria virá quando o jovem tiver acumulado 25 vezes o seu salário anual, por exemplo.

A moral da história é ter equilíbrio, ter uma vida financeira saudável é super importante, mas ter uma vida desfrutando das oportunidades também é essencial. Economizar sim, mas também ir viajar, ir comer algo em um restaurante, ir ver uma peça de teatro, comprar uma peça de roupa bonita. Tudo com balanço e sem exageros para nenhum dos dois lados.


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais