Como utilizar o networking para crescer na carreira e melhorar suas oportunidades de emprego

Se você se preocupa com a competitividade do mercado de trabalho e está em busca de dicas que te ajudem a conseguir uma oportunidade de emprego, com certeza já deve ter ouvido algo sobre o networking. O termo é cada vez mais comum no mundo dos negócios, mas é uma ferramenta poderosa também para quem está querendo crescer na carreira.

O networking é basicamente o estabelecimento de contatos profissionais, e pode ser usado por profissionais que estão no começo de suas carreiras ou por trabalhadores mais experientes. Para os iniciantes, uma boa rede de contatos pode se fazer ainda mais importante pois, pode ser decisivo na hora da conquista de um emprego.

O que é networking?

 É comum que as pessoas associem o networking com o contato que temos com pessoas próximas e colegas de trabalho. Mas, essa rede de contatos não pode ser limitada a isso, porque o objetivo principal é fortalecer os laços profissionais e não só fazer amizade.

Para que o networking funcione, é preciso manter um bom relacionamento com antigos empregadores, colegas de faculdade, sindicatos e até redes sociais que impulsionam a descoberta de pessoas com perfis de interesse.

Também é legal que você se relacione com pessoas de outros setores, mesmo que eles não estejam envolvidos na sua rotina de trabalho. Ter esses contatos pode te ajudar em algum problema ou até oferecer uma oportunidade.

Busque conhecer o máximo de pessoas que você puder dentro e fora da empresa que você está, estabelecendo contato com clientes e fornecedores. Apenas esteja atento a sua forma de aproximação, não seja invasivo ou force uma amizade, tende sempre ser simpático e educado.

Como as redes sociais podem ajudar no networking

É impossível deixar de falar sobre as redes sociais, pois são por meio delas que a maioria das pessoas se conecta com outras e até procurar emprego.

De acordo com a pesquisa “Carreira e Mercado: o perfil do candidato a vagas de estágio” feita em 2017 pela Companhia de Estágios, mostrou 31,8% dos jovens buscam vagas pelo Linkedin e 24,1% pelo Facebook.

Mas apesar de muito úteis, o seu networking não deve se resumir em apenas ter os contatos nas redes sociais. Você precisa se engajar, marcar presença e ser notado dentro do seu círculo virtual.

Para fazer isso, você pode estar sempre compartilhando conteúdos relacionados a sua área. Também é legal mostrar onde você trabalhou e onde está agora.

Olhe para suas redes sociais como uma vitrine do mercado de trabalho, atualizando sempre o seu perfil e postando apenas conteúdos relevantes e que agreguem, evitando posicionamentos polêmicos.

Dicas para estabelecer uma rede de contatos

A primeira coisa a se fazer é deixar de lado o pensamento de que quanto mais pessoas você tiver na sua rede de contatos, melhor.

O foco deve estar sempre na qualidade dos contatos, eles devem ser pessoas com as quais você pode se comunicar de verdade e que talvez te indiquem para uma vaga de emprego.

Não é nada útil adicionar pessoas por causa do cargo que elas ocupam, porque se elas não te conhecem e vocês não mantém um contato, mesmo que pela internet, a relação não vai adiantar em nada.

Procure pessoas que são da sua área e, primeiramente, construa uma relação com as pessoas que estão mais perto de você. Por mais que esse processo demore um pouco mais, assim você pode estreitar as relações e trabalhar melhor o seu marketing pessoal.

Um dos grandes benefícios do networking é a indicação, mas não se engane pensando que todas as pessoas da sua rede de contato podem fazer isso por você. Para que isso aconteça é preciso que você tenha uma relação de confiança com o contato, trocando experiências e vivências.

Nunca busque o contato de alguém apenas quando estiver procurando um emprego ou querendo mudar do seu atual.

Nossa dica final é que você não tenha vergonha de se relacionar. O objetivo principal do networking é estabelecer proximidade, então não se sinta inibido em iniciar conversas com pessoas desconhecidas, por mais introvertido que você seja.

Não tenha medo de ser rejeitado e pense que se o seu contato der certo, o seu leque de contatos e possibilidades aumentará. Saia da sua zona de conforto e use o networking para aumentar as suas chances de conseguir aquele emprego dos sonhos!

 

mais artigos sobre Carreira

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais