Antecipe às vendas futuras

Não espere o fim do ano para alavancar as vendas. O processo para conquistar, manter e fidelizar clientes deve ocorre durante todo ano e envolver todos os agentes do processo: manobrista, vendedor, caixa, empacotador, gerentes, etc.

Todavia, agora no fim do último trimestre é que a maioria das lojas começa a estruturar suas campanhas para o período de compras de natal.

Entretanto, algumas delas esquecem ou não dão a devida importância ao treinamento e capacitação da equipe de atendimento ao cliente. De que adianta todo esforço da empresa para trazer clientes para seu PVD (ponto de venda—loja) se no momento da primeira visita, a equipe de atendimento não está devidamente preparada para transformar esse encontro num momento mágico e uma experiência encantadora?

Uma campanha para alavancar vendas que traz resultados é aquela que começa com treinamento de seus agentes principais: equipe de atendimento.

Veja que me refiro à equipe, e não apenas àqueles que têm a incumbência de fechar a venda e concluir o negócio. Trata-se de todo o “staff” de atendimento, começando pelo manobrista passando pelos recepcionistas, vendedores, empacotadores, caixa, gerente, etc., dependendo do seu ponto de venda (loja, farmácia, hipermercado e até mesmo shopping).·.

A boa notícia é que, se você sobreviveu até aqui num mercado altamente competitivo é porque sua empresa oferece BOM atendimento. Mas, o crescimento só vem com a Excelência.

Então, qual é o fator mais importante para se oferecer um atendimento excepcional a clientes? Por que sua empresa perde clientes? Por que os clientes optam em comprar do concorrente ao lado e não de você?

Se você e sua equipe de atendimento sabem responder essas perguntas de maneira clara, precisa, coerente e real, já é um bom começo. Do contrário, sua equipe precisa ser treinada.

Parafraseando Philip Kotler, quando se trata de treinamento, as empresas prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.
Pense nisso, treine sua equipe e antecipe às vendas futuras.

Tércio Vitor é vendedor, escritor, professor, coach, palestrante, consultor, treinador e empresário. Contato: terciovitor@aaetconsultoria.com.br

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