Reflexões sobre liderança

Quando falamos em autoridade somos remetidos à questão do poder. Refletir sobre o poder nos leva a questões tais como sua legitimidade, formas de uso, origem e outras questões pertinentes.

A figura do líder está intimamente atrelada à existência da equipe, acredito que ambas podem ser consideradas “complementares” num certo sentido, pois não há sentido falar de liderança sem sua contrapartida, os liderados.

Aqui faço uma ressalva: complementares desde que compreendamos a liderança como uma atividade que alavanque a performance das equipes, buscando resultados compatíveis com o negócio, mantendo constante foco com a missão e metas dessa organização, atuando, muitas vezes, como elo entre equipes de vários níveis e o nível hierárquico estratégico.

Além de buscar melhoria contínua nesse processo, se antecipando aos problemas e gerando caminhos com forte visão de futuro.

De outro lado, além de alinhar a equipe com os valores corporativos, deve inspirar, motivar e levar pessoas na superação de desafios, indo além do que imaginavam ser possível inicialmente, e tornando todos parte da visão de futuro.

Olhando dessa forma, líder e liderados são complementares, e o poder flui de um lado para outro conforme a necessidade, o momento e a situação.

O líder, com a postura acima descrita, tem sua autoridade fortalecida e inquestionada justamente por partilhar com seus liderados de uma forma intensamente democrática e, principalmente, criativa. O grupo, por outro lado, também exerce influência na natureza do comportamento da liderança.

Essa forma de autoridade democrática, onde todos podem definir sua opinião, desenvolver responsabilidade e decidir de forma compartilhada, gera entusiasmo, criatividade, satisfação, comprometimento, resultados, crescimento pessoal e profissional; como vemos, além de estratégica contribui para o aprimoramento do trabalho em equipe.

Nessa linha de raciocínio, dentre alguns comportamentos importantes da liderança podemos destacar:

– mobilizar, envolver, agregar e compartilhar para decidir: dessa forma há um poder compartilhado que gera forte senso de coesão e alinhamento com a autoridade do líder, onde todos se sentem parte da decisão e parte da solução.

– delegar e usar habilidades da equipe para ações e controles coletivos: podendo permitir que a liderança também seja exercida, em determinados momentos, e quando necessário, por alguns membros da equipe, gerando comprometimento que reforça autoridade da liderança. A equipe tende a agir visando o “bem comum”, aparando arestas e incorporando todos num grupo coeso.

– autonomia e responsabilidade como tão importantes quanto conhecimento: que pode incentivar a criatividade e inovação, possibilitando aumento de resultados e melhoria de performance.

Os comportamentos que implicam partilha responsável de poder, relacionamentos mais horizontais, compromisso entre as partes com finalidade comum, relações mais próximas e colaborativas, pois o poder deixa de ser exercido apenas por um centro, sendo compartilhado por um grupo, de onde o líder faz parte, são comportamentos nem sempre fáceis de se praticar no cotidiano organizacional, apesar de importantes.

Sabemos que atitudes e comportamentos de liderança são desenvolvidos através de treinamentos, auto-desenvolvimento, coaching, e outros processos, pois contrasta com a antiga gerência tradicional, hierarquizada e centralizadora.

O líder, além do aspecto estratégico de resultados, acaba incorporando um importante papel social dentro da organização. Ao mesmo tempo em que gere e distribui informações entre os diferentes níveis organizacionais, alinha diferentes tendências e forças para mudanças, lida com múltiplas habilidades funcionais e diferentes origens culturais, atua como facilitador para o aprendizado contínuo, promove engajamento e permite um grau de consciência e desenvolvimento crescente entre os colaboradores em geral.

Assim entendido, o líder passa a ter sua autoridade legitimada pelo próprio grupo.

mais artigos de Lucy Cintra

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais