Constelações ou Dinânicas Organizacionais

Todos nós pertencemos a diversos sistemas através dos vínculos que estabelecemos, e muitos desses sistemas se entrelaçam, pois pertencemos a diversos ao mesmo tempo: sistemas familiares, profissionais, empresariais, religiosos, entre nações, só para citar alguns.

Se algo acontece a um dos membros do sistema, todos os demais membros são afetados, seja esse efeito consciente ou não.

Esses efeitos, em diferentes níveis, muitas vezes nos “amarram”, dificultam e conflitam, sem que saibamos exatamente O QUE e POR QUE ocorrem.

A Consultoria Sistêmica foca os aspectos das relações que estão presentes a nível inconsciente e entrelaçam nossas vidas profundamente, afetando nosso modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais e empresariais, etc..
É como uma grande teia de aranha: se tocamos uma pequena parte dela, toda a teia vibra, é afetada, modificada, fazendo fluir as “informações” em todas as direções.

As Dinâmicas Sistêmicas, tiveram início na Alemanha, aproximadamente há 30 anos, focando inicialmente o complexo sistema familiar, buscando soluções mais pessoais. A partir daí expandiu para outros sistemas: empresas ou equipes com dificuldades operacionais ou de gestão, e mesmo nações traumatizadas pelas guerras, caso da própria Alemanha.

As Dinâmicas se fundamentam em teorias e leis naturais muito antigas, que se tornaram “de vanguarda” atualmente, entre elas a noção de “campo” da Física Quântica, as ” Teorias dos Campos Mórficos e da Ressonância Mórfica” de Rupert Sheldrake, a grande “Teia da Vida” que os xamãs conhecem ha milhares de anos, e a Teoria Sistêmica. Os modernos conceitos de Neurociências e Física Quântica falam que a mente não está localizada no cérebro, ela se expande para fora, num campo holográfico.

Então ao colocarmos uma Dinâmica, por exemplo, as sensações, pensamentos, e sentimentos que emergem, criam um campo referente àquele sistema. E todos começam a sentir o campo, vêem o esboço da organização e a localização dos diferentes membros, departamentos, clientes e outros elementos importantes, uns em relação aos outros.

O Pensamento Sistêmico vem cada vez mais permitindo uma compreensão e abordagem da realidade integral, do Todo, e muitas empresas já estão percebendo e utilizando esse diferencial. A Teoria U, por exemplo, caminha ao lado.

A Consultoria Sistêmica opera dentro desse Pensamento Sistêmico, levando em conta o Sistema onde as ações e relações ocorrem, e utiliza Coaching Sistêmico e Dinâmicas Organizacionais como instrumentos.

Constelações ou Dinâmicas Organizacionais

As Dinâmicas Organizacionais buscam obter informações relevantes e diagnósticas sobre um sistema corporativo, e revelam a dimensão invisível das organizações. Podem ser feitas com empresas de qualquer tamanho, incluindo as empresas familiares.

As questões podem ser amplas: definição de lugar e papel dentro de um sistema organizacional, subsídio para tomada de decisões, informação sobre estruturas e relações, conflitos de hierarquia, mudanças de comportamento ou atitudes, crises, entre outros, podendo ainda ajudar na solução de diversas questões causadas por colaboradores afastados ou excluídos, incluindo importantes aspectos envolvendo clientes, fornecedores, colaboradores, mercado e, principalmente, os fundadores.

Devem ser efetuadas com quem detém algum poder decisório e, preferencialmente, os representantes dessas Dinâmicas não devem pertencer à empresa em questão. Muitas vezes usamos a metodologia de dinâmicas ocultas, onde os representantes não sabem quem ou o que representam apenas o dirigente da empresa.

Preferencialmente essas Dinâmicas são feitas em grupo, com várias pessoas participando. Entre elas há o cliente, que pertence à organização e possui uma ou mais questões a serem observadas. E os participantes, que assistem a dinâmica, entre os quais são escolhidos os representantes das ideias, padrões, conflitos, setores como gerências e diretorias, enfim, representantes dos elementos da dinâmica.

“As dinâmicas organizacionais podem ser úteis no esclarecimento da pergunta: “O que está acontecendo aqui nessa organização, nesse sistema?” Ou seja: mostra como as relações e as dinâmicas ocorrem dentro desse sistema, como suas forças e elementos atuam, impedindo ou estimulando seu desenvolvimento, permitindo assim um panorama a partir do qual o cliente pode efetuar suas escolhas e decisões.

Funcionam também como instrumento de mudança. Descobrem e analisam o que está “preso” dentro da estrutura. E também: questões de liderança, conflitos, comportamentos como coalizão e triangulação, comportamentos rebeldes e agressivos, funções mal exercidas, ovelha-negra, bodes expiatórios, tendência em deixar a empresa, fusões, sucessão, examinar o próprio lugar dentro da organização, onde está faltando apoio e suporte, onde e como minha saúde fica em risco, questões de marketing, de produção, problemas na relação com grupos de clientes. E questões relativas a trabalho e carreira profissional.

O cliente fornece informações sobre sua questão para que o consultor saiba com que elementos irá começar a dinâmica. Após posicionar os elementos que fazem parte da questão, o cliente senta e assiste. Antes de iniciar qualquer tipo de dinâmicas expomos, em linhas gerais, o que se espera de um representante e sua importância na dinâmica.

As modalidades de atendimentos possíveis para as Dinâmicas Organizacionais são as seguintes:

Meus Atendimentos em Constelações ou Dinâmicas Organizacionais:

A) Dinâmicas Organizacionais/Profissionais em GRUPO:
In Company ou em local fora da organização. Além do cliente com a questão empresarial a ser estruturada, há participantes sem nenhuma questão, que podem ou não pertencer à Organização do cliente, os quais podem ser escolhidos como “representantes”, ou simplesmente assistirem ao processo. Além das questões do sistema organizacional acima mencionadas, podemos trabalhar carreira, trabalho e aspectos profissionais.
O Coaching Sistêmico também pode ser utilizado.

B) Dinâmicas Organizacionais/Profissionais INDIVIDUAIS:
Também podem resolver questões pertinentes ao mundo organizacional. Praticamente transcorrem do mesmo modo que as Dinâmicas Organizacionais em Grupo, mas os representantes de pessoas, aspectos de uma situação, profissão ou ideias, são representados por fichas, blocos de madeira, cartolinas no chão (âncoras geográficas).

O Coaching Sistêmico também pode ser utilizado.

mais artigos de Lucy Cintra

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais