Stress: como lidar com ele

Cada vez mais os executivos têm sido demandados por produtividade e performance, a dificuldade em equilibrar vida pessoal/profissional ajuda a elevar mais ainda os índices de stress.

Por um lado as empresas pressionam por resultados, e os indivíduos ainda possuem questões pessoais e familiares de outro. Toda essa pressão pode trazer consequências para o dia a dia, além de riscos para o próprio desempenho profissional:

– Comprometimento do sistema imunológico, insônia, depressão, ansiedade, irritação, enxaqueca, diminuição da capacidade cerebral, dores corporais, cansaço, falta de memória, problemas cardíacos, são comuns e mais intensos à medida que sobem na escala do poder organizacional.

Gerenciar tempo e emoções, delegar com eficiência e saber priorizar, fazer escolhas congruentes com seus valores, utilizar instrumentos que possam antecipar riscos e técnicas específicas de equilíbrio e relaxamento são imprescindíveis para equilíbrio do stress, que causa diferentes respostas em cada indivíduo.

Autoconhecimento e consciência podem evitar riscos e ajudar numa vida mais segura, saudável e feliz. Reflita sobre as questões abaixo e perceba se algumas atitudes podem recompor e reequilibrar seu sistema, pois é importante a interpretação que damos aos eventos e as escolhas que fazemos:

· É viciado pelo sucesso e poder?
· O que é mais importante nesse estágio de vida e carreira?
· Como lida com o stress da equipe, dos pares, da “cúpula”?
· E em relação à demanda dos clientes?
· Existem possíveis trocas/compensações para obter mais equilíbrio em sua vida pessoal? Faz alguma coisa a respeito?
· Sua profissão gera satisfação e felicidade? Se responder “Não”, o que pode fazer para mudar?

E algo fundamental: dedique um tempo só para você. Sempre dou as recomendações a seguir, com excelentes resultados:

ETAPA 1 – Faça um relaxamento profundo quando chegar à noite, após um banho demorado.

ETAPA 2 – Em seguida, por alguns minutos, algumas respirações bem lentas, profundas e diafragmáticas.

ETAPA 3 – Termine com uma meditação. A técnica é bem simples e não possui nenhum vínculo religioso: sente-se confortavelmente, encostado, coluna ereta, mas relaxada, olhos fechados. Apenas siga sua respiração. Não altere nem controle, apenas siga a respiração. Se surgirem pensamentos, diálogos internos, imagens, imagine que estão passando fora de você, como um rio… Não lute contra eles, apenas observe e deixe passar, voltando à sua respiração. Permaneça assim por 10 minutos.

A meditação libera hormônios como a serotonina, endorfina e dopamina que estimulam a criatividade, mente alerta, disposição, bem estar e serenidade. Vale a pena praticar, você vai sentir a diferença em sua performance e qualidade de vida!

mais artigos de Lucy Cintra

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais