O que eu posso aprender com a Filosofia?

Conheça um pouco mais sobre o mundo da filosofia e aprenda essa matéria fascinante

Pare e pense! O que você sabe sobre o mundo? Essa necessidade de encontrar respostas para os porquês dos acontecimentos vem acompanhando o homem ao longo da história e parece ser parte essencial da nossa diferenciação dos outros animais. Os humanos precisam obter respostas, porque tem uma capacidade de discernimento mais desenvolvida. Tais respostas podem vir de muitas formas. As lendas usam a imaginação, as religiões a fé. A filosofia, por sua vez, irá utilizar a mente humana e sua capacidade crítica. A seguir, separamos algumas das joias da filosofia e seus ensinamentos, os quais são utilizados até hoje, ajudando a humanidade a evoluir e dar passos ainda maiores nesse universo de dúvidas que nos cerca.

Viver melhor e mais consciente

Um dos principais focos da filosofia é descobrir como o homem pode usar seus conhecimentos para desvendar suas as principais questões e viver melhor. Vários filósofos, inclusive os mais antigos como os gregos Sócrates, Platão e Aristóteles, já dedicavam grande parte do seu tempo para identificar aquilo que nos faria a todos viver melhor em sociedade e levar uma vida mais plena. Daí, surgiram conceitos como valores éticos e morais. Para Aristóteles, por exemplo, o homem não nasce pronto e precisa desenvolver suas habilidades constantemente para ser mais “feliz”. Essa ideia é defendida até hoje e estimula milhares de pessoas a amar os estudos, aperfeiçoar seu trabalho e abrir mão dos defeitos, substituindo-os por algo melhor. Está à procura de professores de filosofia? Conheça a Preply e agente já sua primeira aula.

Valores morais e éticos

Em tempos de competição e individualismo exacerbado, onde a vida é cada vez mais sacrificada pela vontade de se obter poder e dinheiro, os valores morais e éticos aparecem como alternativa para uma reconstrução da ideia da felicidade ou do bem. A filosofia, então, serve como ferramenta de prevenção para que horrores vistos nas guerras não precisem se repetir, por exemplo. A moral é aquilo que nos norteia, que nos dá uma noção do certo e errado independentemente do desejo. A ética é a aplicação desses valores no cotidiano, no trabalho, na escola, no ambiente familiar. Ambos, moral e ética, são frutos de pensamentos filosóficos. Utilizar a capacidade da mente para saber o que é melhor para todos e não só para uma pessoa. Saber o que traz sofrimento e que atitudes queremos cultivar, para não sermos vítimas de nossos próprios erros. Essa é a grande chave para tornar a vida uma possibilidade de superação e engrandecimento do ser.

Ciências e a mente humana

Os primeiros cientistas foram filósofos. Logo, pode-se dizer que a filosofia é a mãe de todas as ciências conhecidas hoje, como a matemática, a química e psicologia. O uso da lógica e do senso crítico estimulou a humanidade ao longo dos séculos permitindo diferenciar, por exemplo, as forças naturais como gravidade ou pressão, do fantástico ou fantasioso. A mente humana também tem sido alvo de estudos desde muitos séculos. Há quem afirme que a diferença da cultura ocidental em comparação a outras, está basicamente sustentada na sua relação com os pensamentos filosóficos. No ocidente a autonomia do pensamento do indivíduo e sua instrumentalização foi tão estimulada, que no mundo contemporâneo aprendemos a ponderar nossas atitudes. Precisamos, contudo, continuar a ver o mundo com olhos curiosos e nos aprofundar nos temas importantes da vida. Quer mudar o mundo? A filosofia está a sua disposição.

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais