O humilde será exaltado

A confiança naquilo que fazemos e o senso de valor que temos a nosso respeito é uma coisa extraordinária. No entanto, quando este sentimento passa da conta, pode se tornar muito destrutivo. Segundo C.S. Lewis para descobrir quão orgulhoso você é, a maneira mais fácil é perguntar-se:

Quanto me desagrada que os outros me tratem como inferior, ou não notem minha presença?

A questão é que o orgulho de cada um está em competição direta com o orgulho de todos os outros. Dizemos que uma pessoa é orgulhosa por ser rica, inteligente ou bonita, mais isso não é verdade. As pessoas são orgulhosas por serem mais ricas, mais inteligentes e mais bonitas que as outras. Se todos fossem igualmente ricos, inteligentes e bonitos, não haveria do que se orgulhar.

É a comparação que torna a pessoa orgulhosa: o prazer de estar acima do restante das outras pessoas.

Nós devemos aprender uma lição com um dos maiores presidentes da história dos Estados Unidos. Uma noite, Roosevelt e seu amigo Beebe estavam caminhando pelo quintal da casa de Roosevelt em Nova York. Ele olhou cuidadosamente o céu crivado de estrelas e, ao encontrar uma nuvem luminosa na curva da constelação do Pégaso, disse: “Aquela é a galáxia espiral de Andrômeda. É tão grande quanto a nossa Via Láctea e composta por cem bilhões de sóis. É uma entre cem bilhões de galáxias”.
Em seguida, o presidente olhou para Beebe e falou:

“Agora já me sinto suficientemente pequeno! É hora de dormir”.

mais artigos de Prof. Menegatti

 

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais