Técnicas para fechamento

Podem-se usar três técnicas excelentes para fazer o pedido final…

• A primeira é o “Convite”: Talvez o mais simples de todos. Quando o cliente em perspectiva disser que não tem mais perguntas ou preocupações, você pode sugerir: “Bem, então por que não faz uma tentativa?” Esta é uma técnica de conclusão incrivelmente eficaz. É leve, amigável, profissional e completamente livre de qualquer pressão. Se você estiver vendendo um serviço ou representar uma grande empresa, poderá dizer: “Por que não tenta conosco?” Se for um produto concreto, sugira: “Por que não o leva?”

• A segunda técnica chama-se “Diretiva”: Essa é a técnica de fechamento mais conhecida, usada pelos vendedores mais bem pagos. Nessa técnica você faz a pergunta: “Isso está bem claro até agora?” Quando o cliente diz sim, você diz: “Bem, a etapa seguinte é esta.” Aí você passa a descrever o plano de ação a ser desenvolvido desse ponto em diante. Explica o que o cliente precisa fazer nesse momento e qual a quantia de depósito exigida. Pega o formulário de pedido ou contrato e começa a preenchê-lo.

• A terceira técnica de venda é chamada de “Autorização”: Ao fim da conversa de venda, confira tudo o que foi dito, para ter certeza de que o cliente não tem mais perguntas a fazer. Pegue o formulário de pedido, faça a marca no lugar da assinatura e passe-lhe o formulário dizendo: “Bem! Então, se você assinar esta autorização, começaremos agora mesmo”. Há dezenas de meios comprovados de fechar uma venda, cada um deles adequado a uma situação diferente, mas esteja preparado para pedir a venda.

Cerca de 50% de todas as negociações terminam sem que o vendedor solicite a venda ou mesmo uma reunião subseqüente. A maioria dos negócios são fechados apenas depois da quinta vez que o vendedor pede ao cliente uma decisão.

A capacidade e a disposição para solicitar o fechamento do negócio podem ser um dos fatores decisivos na sua carreira. Nunca tenha medo de pedir o que deseja. Este é o segredo do sucesso, tanto nas vendas como na vida.

mais artigos de Prof. Menegatti

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais