8 erros mais comuns da comunicação

Em sua opinião qual o maior problema de 100% das empresas brasileiras, sejam multinacionais, grande corporações ou pequenas e médias empresas?

Se você pensou no título acima, acertou na mosca!

Só para começar o papo, estima-se que cerca de 60% dos problemas internos de uma empresa são decorrentes da má comunicação. E a comunicação é fator primordial para que pessoas e equipes estejam motivadas.

Você não precisa ser um expert no tema, mas pode evitar pequenos atos que irão gerar menor credibilidade e respeito junto às pessoas com quem você convive.

Veja abaixo os erros mais comuns quando o assunto é comunicação.

1. Falar, falar, falar e não dizer nada. É quando discursamos, contamos tudo nos mínimos detalhes, mas, no fundo, ninguém entende nada (ou muito pouco) do que foi dito.
Depois de um certo tempo a informação entra por um lado e sai pelo outro, sem nenhum resultado positivo.

2. Falar uma coisa e o corpo dizer outra. Nossos gestos e expressões estão a nos denunciar o tempo todo. Nosso corpo constantemente se comunica com o mundo e, nos dias de hoje, na busca pela excelência profissional, é preciso aprender a dominá-lo. É meu amigo o corpo fala, e muito!

3. Impor o seu pensamento. Os tempos modernos são de participação e busca pela melhor equipe. Por isso, cuidado com seguidas insistências para que todos só ouçam ou aceitem o seu ponto de vista. Caso esta postura não seja mudada as pessoas irão desistir de apresentar novas idéias.

4. Falta de empatia. Empatia é colocar-se psicologicamente e emocionalmente no lugar do outro. Sempre procure colocar-se no lugar de seus clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade e analisar com sensibilidade as demais opiniões. Com certeza, você encontrará grandes oportunidades.

5. Não olhar para quem está falando. Essa é de matar e, pior super desmotivante. Procure olhar e prestrar atenção ao seu interlocutor. É incrível a quantidade de pessoas que hoje falam no celular, escrevem e-mail e falam com outras pessoas na sala tudo ao mesmo tempo e depois ficam tentando descobrir o porque de estarem stressadas. Olhar para quem está falando trata-se de uma questão de respeito. Faça com a pessoa sinta-se ouvida.

6. Não aguardar a resposta. Essa é outra campeã. Atropelar os pensamentos alheios e demonstrar alto grau de ansiedade nunca fez bem a ninguém, gera constrangimentos e conflitos desnecessários que poderiam ser facilmente evitados. Evite conclusões precipitadas, espere o término do pensamento de seu interlocutor e aí sim exponha sua opinião e sentimento.

7. Não saber ouvir. Esta é uma dica simples e pouco utilizada. Saber ouvir e como ouvir é uma grande técnica de motivação. Só existe uma técnica melhor do que esta: ouvir com paciência e amor. Pense bem: temos dois ouvidos e uma só boca para quê?

8. Não pensar antes de responder. Normalmente, esta é a causa de grandes gafes e a responsável mais comum por desentendimentos interpessoais. Aprenda a “digerir” as palavras e pensamentos antes de falar ou escrever algo do qual possa vir a se arrepender futuramente.

A má comunicação também gera uma série de equívocos e mal entendidos. Quantos de nós já não passou por situações embaraçosas por falhas de pequenos recados ou textos mal interpretados?

Já que o assunto é comunicação que tal uma pequena história que bem ilustra os pontos acima citados, só que totalmente ao contrário…

Veja abaixo o festival de recados e informações mal entendidas.

O Halley

De: Diretor Industrial
Para: Gerente de Divisão

Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17:00 hs, o cometa Halley estará visível nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacetes de segurança e eu explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver nada. Nesse caso, reúna os funcionários no refeitório e mostrarei a eles um filme científico sobre o cometa.

De: Gerente de Divisão
Para: Gerente de Produção

Por ordem do Diretor Industrial, na sexta-feira, às 17:00 hs, o cometa Halley, vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos usando capacetes de segurança, e os encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos.

De: Gerente de Produção
Para: Chefe de Produção

A convite do Dir. Industrial, o cientista Halley, de 76 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica, usando capacete, para fazer uma demonstração sobe fenômenos celestes. Se chover, o Diretor Industrial, dará outra ordem, o que ocorre a cada 76 anos.

De: Chefe de Produção
Para: Mestres

Na sexta-feira, às 17:00 hs, o Diretor Industrial, pela primeira vez, em 76 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica com o Sr. Halley. Todo mundo deve estar lá, pois vai ser apresentado o problema de chuva na segurança. Se chover, o Diretor Industrial levará a demonstração para o pátio da fábrica.

De: Mestres
Para: Funcionários

Todo mundo deve estar vestido com segurança no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17:00 hs. O Diretor Industrial e o Sr. Halley, cientista famoso, estarão lá para falar sobre os fenômenos da chuva. Caso comece a chover mesmo, é para ir ao refeitório na mesma hora. O exercício será lá, o que acontece a cada 76 anos.

Comentários que surgiram entre os funcionários

Na sexta-feira, o chefão da Diretoria Industrial vai fazer 76 anos e convidou todo mundo para uma festa, às 17:00 hs, no refeitório. Vão estar lá, convidado pelo chefão, Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto.

Paulo Araujo

mais artigos sobre Comunicação

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais