Falar em público não é um bicho de sete cabeças

Em todos os momentos de nossa vida, precisamos nos “vender” e apresentar o melhor de nós e de nossas ideias, seja para nossos familiares e amigos, seja para nossos colegas de trabalho, clientes ou mesmo líderes. Sendo assim, é praticamente corriqueiro você ter que constantemente expor ideias ou mesmo apresentar algum projeto.

Como bem sabemos, o pilar de qualquer relação é a comunicação, logo precisamos constantemente aprimorá-la. Quanto mais promovemos a leitura de temas variados, mais rico fica nosso repertório e maiores nosso conhecimento, nossa linguagem e nossa abertura mental, inclusive para aceitar o novo.

Falar em público é uma tarefa necessária para muitas pessoas em suas carreiras. No entanto, há profissionais que entram em pânico quando é preciso discursar diante de uma plateia, mesmo que pequena. E se você parar para refletir, está se expondo tanto em uma reunião do seu setor para apresentar um projeto ou mesmo quando você está no seu círculo familiar contando um caso.

Se a situação é mais formal, por exemplo, a apresentação de uma proposta de projeto para um cliente, serão necessários alguns cuidados. A primeira tarefa é se preparar bem, pois dessa forma você passará para os espectadores profundidade naquilo que aborda e, consequentemente, conquistará sua credibilidade. Como sabemos, isso pode afetar inclusive sua empregabilidade.

Ter um roteiro com o que será abordado e a ordem do que vai dizer também são pontos importantes para você ter em mente – é essencial organizar as ideias do que pretende tratar dentro do tempo que você terá disponível para falar. Pesquise também o local onde será o evento e quais as pessoas ou perfis de espectadores estarão presentes. Não custa lembrar da importância de chegar no mínimo 30 minutos antes, para testar o que for preciso, afinal, a tecnologia é muito boa, mas pode nos trair nos momentos mais importantes de nossas vidas. Cuide também de sua imagem e sua roupa. Tudo isso mostra seu autocuidado e o quanto prestigiou aquele momento.

No mais, não se esqueça que pessoas se conectam com as outras e, por mais técnico que seja um tema, ter leveza para falar sobre ele é fundamental. Não custa nada perguntar como todos estão, como foi o fim de semana e sorrir sempre que possível. Desta forma e com empatia nos conectamos com quem nos ouve. E como tudo na vida, quanto mais você praticar essa exposição de falar em público, melhor nisso você ficará. Sendo assim, se permita!

E tenha em mente que ninguém sabe tudo. Somos falhos e em constante aprendizado, logo não se cobre tanto em ser perfeito. A vida pede leveza diariamente. Se esquecer de algum aspecto que havia planejado abordar ou se tropeçar em alguma palavra, tente conduzir com leveza a situação, sem perder o fio da meada. Trate a situação com naturalidade e siga em frente. Ao fim, agradeça a todos lhe ouvir e, se houver a oportunidade para um bate-papo, aproveite. Este momento mais descontraído pode ser rico para trocas de experiências e feedbacks sobre o que você expôs.

 

David BragaDavid Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent Executive Search. É também Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e professor convidado pela mesma instituição. Ele é autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e atua, ainda, como conselheiro da ONG ChildFund, da ACMinas e da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG). Instagram: @davidbraga | @prime.talent.

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais