Fui promovido. E agora como devo agir?

Todo colaborador espera que seus esforços, sua dedicação e sua competência sejam reconhecidos e que a promoção surja um dia. A construção de uma carreira não se concretiza do dia para a noite.
Geralmente, ela vai sendo alicerçada gradualmente por meio do aperfeiçoamento das habilidades e das competências pessoais e profissionais. Com o mercado de trabalho cada dia mais exigente e competitivo, quando a chance aparece é sempre motivo de euforia e de comemoração.
A estreia na nova função é marcada por alegrias, expectativas e elevada auto-estima, porém, o mesmo momento pode trazer sensações de medo e de insegurança, afinal, outras responsabilidades e tarefas serão incorporadas na rotina.
Dentre os cuidados a serem tomados de maneira não ver comprometido o sonho profissional, vale a pena refletir:
1. Não deixe que o novo cargo “suba à cabeça” tornando-se pessoa arrogante, fria, distante dos demais;
2. Não se afaste das pessoas com quem antes convivia, conversava;
3. Por mais qualificado que seja para ocupar a função, não esqueça que o sucesso da promoção dependerá da união e do desempenho dos liderados;
4. Por mais fiel àquele que auxiliou na promoção, não perca os referências éticos norteadores do bom profissional;
5. Apoiar e incentivar os colaboradores sempre auxiliará para boa gestão;
6. Use a comunicação como ferramenta estratégica no processo de geração de valores;
7. Auxilie os liderados no processo de aprendizagem e crescimento;
8. Fomente o conceito de trabalho em equipe, agregue pessoas, valorize os talentos e respeite as diferenças.
Importante lembrar que o novo título é emprestado e que nem sempre será definitivo.
Elizabeth H. de Oliveira Historiadora e Pedagoga. Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial e Gestão de Pessoal. MBA em Gestão Administrativa. Consultoria e Palestrante.
Comentários estão fechados.