E se disserem o que você ia dizer? Sete dicas para sair dessa saia justa

Um evento com a presença de vários palestrantes que falam sobre o mesmo tema exige alguns cuidados especiais. Para não ser apanhado de surpresa siga estas sete orientações:

1 – Procure assistir às outras palestras para se certificar de que não anteciparão assuntos que estavam incluídos na sua apresentação.

2 – Se, por qualquer motivo, você não puder assistir a essas palestras, peça a alguém de sua confiança que assista e o inteire do que foi tratado antes da sua apresentação.

3 – Embora seja muito difícil, monte uma segunda palestra diferente para o caso de anteciparem tudo o que pretendia dizer. Mesmo que a qualidade da segunda palestra não seja a mesma, pelo menos você terá uma tábua de salvação. Não é fácil, pois até os grandes palestrantes, acostumados há muitos anos a enfrentar todo tipo de plateia, têm dificuldade para preparar uma palestra de reserva. Em todo o caso, vale a pena se dedicar ao preparo de uma segunda opção.

4 – Prepare sua palestra com exemplos visuais diferentes, especialmente vídeos ilustrativos, pois ao mudar a ilustração será possível alterar mais facilmente os comentários, além de passar a impressão de que se trata de temas novos.

5 – Colecione histórias para entreter a plateia e ilustrar sua mensagem. Se alguém que falou antes de você, por coincidência ou não, usou informações que normalmente usa nas suas palestras, a nova história poderá fazer toda a diferença. Entretanto, não tenha a esperança de que essas boas histórias surjam no momento em que estiver falando, colecione e prepare-as com antecedência e deixe-as na regra três, esperando o melhor momento para colocá-las em jogo.

6 – Prepare alguns exercícios para estimular a participação dos ouvintes. Assim, se outros palestrantes fizerem uso do que pretendia dizer, transforme a apresentação que seria teórica em uma exposição prática e interativa.

7 – Vá para os eventos desarmado e preparado ao mesmo tempo. Desarmado de preocupações, sabendo que sempre encontrará uma maneira de contornar as situações que surgirem; e preparado para não deixar que essas soluções sejam apenas obra do acaso.

Para descontrair. Relatei aqui no UOL um momento de genialidade do Luiz Marins. Cerca de dez palestrantes haviam comentado antes dele sobre o lançamento do livro “Pensamento estratégico para os líderes de hoje e de amanhã”. Não sobrara nada para ele dizer. Veja como o experiente e bem-humorado palestrante usou sua presença de espírito para contornar a situação.

SUPERDICAS DA SEMANA

Se o palestrante “roubou” suas ideias, aproveite e faça comentários sobre o que ele disse
Se o palestrante antecipar as regras que iria sugerir, fale como elas poderiam ser quebradas
Não entre no horário dos outros palestrantes. Termine no tempo determinado
Colabore com o evento. Se o tempo estiver estourado encurte sua apresentação

Livros de minha autoria que tratam desse tema: ‘Como falar corretamente e sem inibições’, ‘Assim é que se fala’ e ‘Superdicas para falar bem’ (também em audiolivro), publicados pela Editora Saraiva

Reinaldo Polito

mais artigos sobre Comunicação

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais