Don Juan de Marco

Don Juan de Marco” parte de um silogismo romântico na qual é indagada a questão: a realidade é aquilo que vemos objetivamente ou ela é, na verdade aquilo que sentimos? O filme basicamente retrata um jovem que se dizia ser o próprio Don Juan, e que perdendo aquela que seria seu grande amor, resolve cometer suicídio.

O psiquiatra Jack Mickler (Marlon Brando) é chamado para convencer o jovem a descer e principalmente a compreender sua mudança de identidade. Neste caso o terapeuta teve que fazer algo que fosse diferente e esta diferença, para que seja útil, não se pode afastar-se demasiado da realidade do paciente, pois seria totalmente rejeitada e como podemos constatar ao longo do filme , uma boa terapia modifica o paciente e também o terapeuta, sendo uma construção conjunta acrescentando novas descobertas e emergindo sentimentos já adormecidos em nós. Diz-se que o amor nunca morre em nós, apenas adormece para que acorde cada vez mais forte, não é mesmo?

Os temas de PNL detectados foram os seguintes:

– Primeiro acompanhar… depois conduzir – Primeiro princípio da PNL e fundamental no filme para que ocorressem as mudanças desejadas.

– A comparação de tocar a mulher a tocar um instrumento raro – Metáfora utilizada por Don Juan no início do filme em sua última conquista.

– Utilização do meta-modelo de linguagem para convencer o suicida a descer do outdoor – estratégia utilizada na negociação, pelo terapeuta, para convencer Don Juan a não se jogar.

– Metáfora isomórfica de um caso similar ao de Don Juan – metáfora construída especificamente para elucidar os sintomas da personagem.

– Representação interna dos amores de Don Juan – a personagem descreve não só suas amantes, mas os locais com uma bela riqueza de detalhes.

– Resignificação do hospital – Don Juan interpreta o hospital como sendo a mansão do psiquiatra e ele seu hóspede.

– Rapport e espelhamento – Quando Don Juan aprender a lutar com espadas e no hospital com os enfermeiros.

– Pistas oculares – Bem identificadas no diálogo que a personagem tem com o juiz para ser liberado do hospital. Don Juan recorda-se o tempo inteiro da metáfora que ouvira do terapeuta.

A verdade que Don Juan sofria de um romantismo incontrolável, e o pior, contagioso. Até seu terapeuta ao final do filme se tornou um romântico de primeira linha. Uma mensagem fica para todos nós, quando a mãe de Don Juan (Dona Inez) vai visitar o médico e conversando sobre o passado do filho e principalmente quando perguntada sobre a verdade ela responde sem tremular: “A verdade está dentro de você”

Filme Don Juan de Marco

Título Original: Don Juan DeMarcoDon Juan DeMarco
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1995
Estúdio: New Line Cinema / American Zoetrope
Distribuição: New Line Cinema / Columbia TriStar Films
Direção: Jeremy Leven
Roteiro: Jeremy Leven, baseado em personagem criado por Lord Byron
Produção: Francis Ford Coppola, Fred Fuchs e Patrick J. Palmer
Música: Michael Kamen e Robert John Lange
Fotografia: Ralf D. Bode
Desenho de Produção: Sharon Seymour
Direção de Arte: Jeff Knipp
Figurino: Kirsten Everberg
Edição: Antony Gibbs

mais Filmes com Tecnicas de PNL

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais