Cliente temporário – uma grande oportunidade de fidelizar

Natal chegando e o varejo se prepara para o grande volume de vendas que essa época do ano promete. Um período que traz um misto de sensações aos empresários. De um lado, a expectativa de vendas extraordinárias, do outro a preocupação com o único fator que efetivamente poderá proporcionar o sucesso neste momento: seus profissionais. Sim, esta é uma preocupação legítima, porém, é preciso ir muito além da contratação, é fundamental engajar a sua equipe para um propósito muito maior do que simplesmente aumentar a remuneração no final do ano.

Algumas questões precisam ser muito bem avaliadas neste período, e é imprescindível que algumas atitudes sejam tomadas para o sucesso de sua marca no Natal – e no resto do ano também. Vamos a elas:

COMO TRANSFORMAR CLIENTES TEMPORÁRIOS EM CLIENTES SEGUIDORES – Tentar argumentar com o cliente que o mau atendimento é decorrente da época, devido ao grande volume de pessoas é perda de tempo. A primeira pergunta que o cliente lhe fará é “Você já não previa que isso iria acontecer?”. Portanto, se você quiser ter apenas clientes temporários, basta atendê-los como mais um ou agir como se a perda deles não fosse importante, afinal, terá muitos outros para atender. Nunca se esqueça de que o Natal é uma vez no ano, e que esse cliente certamente deve fazer compras com maior periodicidade.

Outra grande oportunidade de fidelizar esse cliente é no momento em que ele retorna para efetuar a troca de um produto. Nessa hora, com mais calma, é sua grande oportunidade de demonstrar o profissionalismo da sua empresa. Entenda que tudo o que estou dizendo aqui tem a ver com uma postura fundamental para o sucesso de qualquer empresa – o pensamento de longo prazo. Um cliente bem atendido hoje provavelmente se tornará um seguidor e multiplicador de sua marca!

NÃO JULGUE O CLIENTE POR SUA PRIMEIRA COMPRA: um cliente que faz um compra pequena naquele momento, pode ser um grande cliente no futuro. É muito comum uma pessoa comprar “lembrancinhas” no Natal para muitas pessoas e fazer excelentes compras no futuro para si mesmo.

VALORIZE CADA CLIENTE: lembre-se que um cliente mal atendido hoje é um cliente perdido para sempre, e isso custa muito caro. Ao contrário disso, um cliente bem atendido poderá tornar-se um grande seguidor. Se o movimento estiver grande, mostre para o cliente que você está se esforçando para atendê-lo bem, sempre explique a sua ausência ou a demora no atendimento.

FAÇA-O ACREDITAR QUE FEZ A ESCOLHA CERTA: ao finalizar a venda, agradeça verdadeiramente o cliente pela preferência, relembre-o de que você estará a sua disposição caso haja algum problema e deseje do fundo do seu coração que ele tenha boas festas.

Não permita que um cliente seja visto apenas como uma oportunidade de aumentar o faturamento no final do ano, pois ele pode ser muito mais do que isso. Quantos finais de ano espetaculares você quer que a sua empresa tenha? Quantos meses espetaculares você deseja? Aliás, como você quer que a sua marca seja lembrada? É a sua atitude como empresa que proporcionará, a cada dia, o crescimento que você tanto almeja. Portanto, valorize e fidelize cada cliente!

Alexandre Prates é especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional. É também Master Coach, palestrante e autor do livro “A Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro” e da metodologia de coaching “Inteligência Potencial”. www.institutoca.com.br

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