Brigas entre colegas na empresa

Conflitos são inevitáveis quando duas pessoas tentam conviver. Mas, há uma questão fundamental: você deseja vencer mostrando que está com a razão ou quer chegar, de maneira respeitosa e solidária, a uma solução?

Quando um dos dois quer vencer na discussão a qualquer preço, nenhum dos dois ganha e o ambiente de trabalho fica comprometido.

Listei duas técnicas para resolução de conflitos:

1. Qual é o objetivo maior: a maioria das pessoas envolve-se em brigas com a mesma convicção: ‘Eu estou certo, você está errado; eu sou bom, você é mau’. Quando um lado vence, a primeira reação do perdedor é ‘quero uma revanche’. O objetivo não é a de derrotar o colega, mas de resolver o problema que afasta os dois. Quando nos concentramos no problema e não na pessoa com o problema, um clima de cooperação e não de competição é fortalecido.

2. Qual é o motivo da briga: defina qual é a crise e o que precisa ser feito para melhorá-la: Por incrível que pareça a grande maioria das pessoas brigam por coisas diferentes. Um pode estar furioso com a atitude do colega na reunião pela manhã. Outro pode estar fora de controle por algo que foi dito há semanas. A maioria dos conflitos não se resolve, porque ambos não sabem do que se trata.

Lembre-se… Brigas entre empresas produzem melhores produtos. Mas a briga entre pessoas trás o que há de pior nelas.

mais artigos de Prof. Menegatti

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais