Branding para Pequenas e Médias Empresas: 4 aspectos importantes para cultivar a sua marca

Todo negócio precisa de uma cara. De seus valores, do que representa e o que tem a oferecer. Para pequenas e médias empresas, isso pode ser ainda mais importante. Pois é o que vai definir como essa empresa vai crescer e se desenvolver como negócio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Bain and Company, 80% das marcas acreditam que estão oferecendo uma “experiência superior” aos seus clientes. Mas a realidade é que apenas 8% delas entregam uma oferta de valor diferenciada, de acordo com os consumidores entrevistados.

O branding para pequenas e médias empresas é um conceito do marketing que funciona para isso: a consolidação da marca no mercado e consequentemente melhorar o relacionamento da empresa com o consumidor.

Mas como desenvolver a marca de uma pequena ou média empresa?

Helio Moreira, CEO da NewGrowing, professor e especialista em branding para Pequenas e Médias Empresas com mais de 25 anos de experiência, afirma:

“A única maneira de diferenciar o seu produto/serviço de outro similar, não é apenas baixar o seu preço ou dizer que você tem mais qualidade. Muito menos chamar o seu cliente pelo nome, ou esticar uma faixa na frente do seu estabelecimento. No universo online não basta ter um eCommerce/website, estar nas redes sociais e ou fazer um anúncio patrocinado no google. Para construir uma marca com alto valor percebido é preciso criar diferenciais competitivos para uma sociedade viva e em constante evolução. Você só terá sucesso se souber usufruir das bases da evolução. Seria como plantar uma árvore para colher um fruto. Não adianta você ter a melhor semente, se insistir em plantar a mesma em um solo não fértil e em um clima não propício.”

Diferente do marketing, que visa a comercialização e estratégias de vendas, o branding oferece uma análise mais abrangente: são desenvolvidos e consolidados os valores, a missão, visão, propósitos e a identidade da empresa.

Identidade da Marca

Tudo o que define a missão e os valores de uma empresa. A estrutura, os logotipos, o design dos produtos, tudo faz parte da sua identidade. E por isso deve ser única, condizente e atrativa para o seu público-alvo.

Segundo Helio Moreira, “você é o que você semeia, planta e cultiva. Em uma sociedade de rede, omnichannel, hiperconectada, o grande exercício é encontrar seu propósito, fortalecer sua identidade, estar conectado com o presente e manter o olho no futuro. As mudanças são cada vez mais rápidas e sua marca não pode ficar parada. Se for a hora, você vai ter que se reposicionar, senão vai ficar para trás.”

Um exemplo de como a identidade da marca é importante ao definir valores e a visão da empresa: de acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, funcionários desmotivados custam cerca de US$ 300 bilhões por ano em produtividade perdida para a economia dos EUA. Ou seja, se a sua marca não tem um alinhamento e transparece valores horizontalmente, isso pode afetar toda a cadeia de funcionários. Do presidente e diretor ao colaborador.

A identidade da marca valoriza o branding ao tornar a marca consistente, segmentar o mercado e até mesmo fidelizar o seu cliente.

Criatividade na comunicação visual

Para desenvolver uma identidade que cause impacto, é preciso considerar alguns aspectos e, em especial, ter bastante criatividade na comunicação visual da empresa. Pensar em como sua empresa pode se apresentar, como vai deixar exposta a sua missão, os seus valores e por fim o que e como oferecerá ao cliente.

Exemplos de como trabalhar a comunicação visual não faltam. Milhares de empresas em torno do mundo usam a criatividade para redesenhar a identidade visual, oferecer um logotipo mais moderno, colorido, elegante. Para renovar não só o aspecto estético visual, mas também nos valores, missão e visão que a empresa tem e quer passar aos seus clientes.

Especialidade para se tornar uma referência

Ser um especialista no ramo de atividade da sua empresa é importante para atrair novos negócios. Pois quando alguém procurar referências, você será lembrado. Este, no entanto, não é um caminho simples. É preciso se dedicar para se tornar uma referência e um especialista conhecido.

Há diversas maneiras de sobressair no seu negócio. Uma delas pode ser apostar em conteúdo. Mas desenvolver o conteúdo certo que condiz com a sua marca, com seu serviço, e com a sua identidade.

Canais de atendimento e relacionamento

Os canais de atendimento são cruciais para desenvolver o seu relacionamento com os clientes. E mostrar porque o seu serviço sobressai em relação aos outros, e aos seus concorrentes. Quem constrói um branding, sempre deve focar também em oferecer uma experiência positiva para o seu público quando ele interage com o seu negócio.

Essa estratégia não lida com a imagem que você quer passar visualmente, mas sim como sua marca será percebida no mercado.

O branding para pequenas e médias empresas não se faz sozinho

Todas essas dicas e muito mais podem ser trabalhadas com um profissional que atua especialmente para cultivar a sua marca. O que pode ser um dos aspectos mais importantes para que seu negócio cresça. Criatividade, dedicação e muito conhecimento é necessário para desenvolver uma boa estratégia de branding.

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais