A primeira impressão é a que fica

É quase impossível superestimar a importância do que as pessoas pensam ao ver algo pela primeira vez. Por mais que gostemos de fingir que somos objetivos, equilibrados e racionais com o que encontramos pela vida, pesquisas mostram que somos influenciados por nossa primeira experiência e, a partir daí, saímos em busca de provas que se encaixem no que decidimos que está certo.

O mesmo acontece com as palavras. Peça a uma pessoa avaliar João e José e decidir rapidamente de quem ela acha que gosta mais:

João: é inteligente, trabalhador, impulsivo, crítico, teimoso e ciumento.

José: é ciumento, teimoso, crítico, impulsivo, trabalhador e inteligente.

Não deve haver diferença, já que as descrições contêm exatamente as mesmas palavras, mas a maioria das pessoas inconscientemente atribui maior peso às palavras que ouvem em primeiro lugar e dizem que preferem João e não José.

Compreender a natureza desse condicionamento é vital para compreender o comportamento do consumidor. As primeiras experiências, as primeiras mensagens da marca, as primeiras impressões, as primeiras experiências sensoriais e o que as primeiras pessoas dizem sobre um produto são extremamente influentes.

mais artigos de Prof. Menegatti

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais