A arte de lidar com pessoas difíceis

As pessoas difíceis fazem parte de nossa vida. Independente de nossa posição, cargo, nível sócio/econômico/cultural elas fazem parte de nossa trajetória existencial. Existem desde o começo dos tempos, sempre reclamando ou brigando. Mas o comprometimento e a perseverança de cada um de nós permitem reduzir os desentendimentos e eliminar os conflitos que existem no mundo.

Olhando com esse foco, é justo dizer que o futuro da humanidade depende de aprendermos a conviver uns com os outros, independente de nossas diferenças.

Segundo a UNESCO esse é também um dos pilares para a educação do século XXI. Não temos a capacidade de transformar pessoas. Mesmo que você não possa mudar ninguém, sua flexibilidade, conhecimento e, sobretudo, experiência podem ajudar e influenciar as pessoas a mudarem por si mesmas.

Veja abaixo algumas dicas:

Seja um comunicador eficaz: Aproveite as oportunidades para praticar e aperfeiçoar essa técnica. Adquira o hábito de observar o comportamento das pessoas e aprenda a extrair mensagem por meio de gestos e ações.

Encontre parceiros de aprendizagem: Junte-se a pessoas que tenham tanta vontade de aprender quanto você. Compartilhe os conhecimentos e recursos disponíveis para que todos possam conversar de igual para igual. Promova encontros regulares para manter o grupo focado e desenvolver e melhorar as habilidades.

Aprenda a extrair o melhor do pior das pessoas: Olhe para as pessoas, sobretudo, as de comportamentos difíceis, com um olhar NOVO. Para tanto, esvazie-se a cada manhã, jogue fora seus rancores, medos, fobias, paradigmas, discriminação, complexos, conceitos e preconceitos. Inicie cada dia como uma folha de papel em branco. Permita que nessa folha seja inscrito um novo capítulo de sua história. Investigue e aprecie as qualidades das pelas em que você convive (que com certeza todas as pessoas têm) em detrimento de suas muitas fraquezas.

Tenha gratidão: Valorize as bênçãos alcançadas. Se você tem o privilégio de ler este artigo, é porque vive em uma situação melhor do que, talvez 80% da população mundial. Você provavelmente tem casa, trabalho, comida e convive com pessoas que gostam de você e de quem você gosta. A vida já é bastante difícil sem que você gaste sua energia com preocupações e estresse. Se você lembrar de agradecer as benções que recebe todos os dias, então terá a força e a concentração necessárias para apreciar o desfio que as pessoas difíceis representam.

“Se você trabalha com pessoas difíceis, saiba que há uma boa e uma má notícia. A má é que você trabalha com elas. A boa é que você tem tempo, ambiente e oportunidades para observá-las, estudá-las, entender seus padrões de comportamento e planejar uma resposta estratégica.”

Por Tércio Vitor – Compilado do livro: Aprendendo a Lidar com Pessoas Difíceis.

mais artigos sobre Comportamento

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais