Tenho medo da hipnose

Embora as informações sobre as possibilidades terapêuticas da intervenção sob hipnose sejam cada vez maiores, ainda é comum o questionamento e a manifestação do medo das pessoas sobre “perder o controle” quando se está em transe hipnótico.

De fato trata-se de uma questão bastante importante, em especial pelo fato de ser talvez esta a condição mais atemorizante que pode enfrentar um indivíduo: perder a autonomia sobre os desejos e vontades, estar vulnerável e indefeso, enfim, desprotegido – como muitas vezes é demonstrado nas exibições de palco.

MAIS ISSO NÃO ACONTECE na prática clínica! Primeiro, porque a utilização da técnica de hipnose deve ser contextualizada com a necessidade especifica da pessoa, de forma exclusiva e individualizada. Segundo, porque na prática terapêutica, torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias que possam dar atendimento além do setting terapêutico, ou seja, capacitar a pessoa à prática da auto-hipnose. Terceiro, porque a hipnose só deve ser utilizada quando se sabe onde deve ser utilizada, com a leitura criteriosa da formação psico-emocional e dos fatores desencadeantes da queixa/manifestação – condição necessária fundamental do profissional da saúde que acompanha a pessoa.

NÃO EXISTE PODER – como alguns querem fazer crer – do terapeuta sobre o indivíduo. Existe sim, o poder da técnica, que bem orientada, pode promover a saúde e restabelecer o equilíbrio de maneira geral.

Portanto, a hipnose é uma técnica que tem se mostrado eficaz na clínica psicológica e uma grande aliada para as intervenções terapêuticas em diferentes tipos de desordem psico-emocional, como o estresse, a ansiedade, a depressão, as fobias, adição e dependência, tiques e gagueira, obesidade emocional, etc.

Para uma orientação mais dirigida, é imprescindível o acompanhamento de um profissional experiente, reconhecido e qualificado, para uma relação de confiança mutua e o estabelecimento de um clima de segurança.

A hipnose pode ajudar você!

Paulo Madjarof Filho

mais artigos sobre Hipnose

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais