Os conflitos nos ambientes de trabalho

Toda empresa constitui palco de descobertas, espaço de troca e de experiências. Por outro lado, é arena propícia ao conflito, ao confronto, a discórdia e ao desentendimento. De um lado os problemas que surgem pela natureza e complexidade das tarefas. Do outro, pelo convívio e pelo modelo de relações que vão sendo construídas ao longo do tempo.

Como conviver num espaço com pessoas portadoras de interesses, de experiências e sentimentos tão peculiares?

Numa empresa, quando recrutados, diferentemente das escolhas que fazemos em família e sociedade, não é permitido ao profissional opinar sobre quem lhe agrada, com quem quer trabalhar ou ter ao seu lado. Fica a primeira lição: a empresa não é extensão da casa, logo, é preciso aprender a conviver com outro apesar das diferenças.

Os conflitos organizacionais ocorrem geralmente pelos seguintes fatores: mudanças estruturais, disputa de poder, choque de interesses, frustração e medo, uma vez que cada um percebe o mundo a partir de sua vivências. O ideal é que as empresas criem e alimentem relações interpessoais pautadas no respeito às diferenças, com políticas claras sobre o que deseja e aonde quer chegar. Por meio do estabelecimento de regras e normas orientativas, estimulo ao diálogo como ferramenta de trabalho, abrir-se para novas ideias, oportunizar debates, empresas e profissionais saem com saldo positivo.

Quando o ambiente é marcado pela tensão e constante expectativa sobre o que virá, o clima de desconfiança e insegurança se instala e a qualidade do trabalho é comprometida, resultando em prejuízos em todas as áreas da empresa.

Por isso, o modelo e a pratica da gestão eficiente deve estar pautada na transparência e na coerência das ações como marco de credibilidade. Não basta procurar culpados. É necessário identificar a causa do conflito e trata-lo rapidamente.

Vale lembrar que gerir pessoas significa estimular bons relacionamentos para o alcance dos objetivos propostos em prol do bem comum.

Elizabeth H. de Oliveira Historiadora e Pedagoga. Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial e Gestão de Pessoal. MBA em Gestão Administrativa. Consultoria e Palestrante.

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