Como estabelecer prioridades

Toda carreira segue rumos e prumos inesperados e é muito fácil distorcer o caminho entre o planejado e o realizado. Por indecisão, não saber bem o que se quer da vida, entre outros motivos acabamos remando pelos mais diversos mares. O que é bom! Precisamos conhecer empresas e áreas diferentes até determinarmos em que área realmente tentar fazer uma carreira.

Mas também não é legal ficar pulando de galho em galho e passar muito tempo na indefinição, pois o tempo passa e é difícil recuperar certas etapas. Um dos princípios para conseguir ter uma carreira de sucesso é a capacidade para estabelecer prioridades Vamos ver como:

Tenha autodisciplina. Não é papo de exército, mas a autodisciplina é uma característica muito comum em pessoas que se dão muito bem na carreira.

Elas conseguem respeitar prazos e atingir melhores resultados não porque são gênios, mas porque tem uma organização pessoal acima da média.

Estipulam horários e os cumprem, conseguem estar concentrados em suas atividades. E por falar nisso…

Concentre-se. Esteja por inteiro onde estiver. Não entre em uma empresa pensando logo em ir para outra, aproveite ao máximo a oportunidade presente. Sonhe alto, mas lembre que a realização de seu sonho começa agora. Não fique fazendo mil coisas ao mesmo tempo e não realizando nada direito. Não queira abraçar o mundo e se metendo em projetos e mais projetos e não terminando nada. Perceba se em tudo o que você participa tem começo, meio e fim.

Nem tudo é super urgente. Hoje em dia é tudo para ontem. Vivemos em um mundo dominado pelo sentimento de urgência. Queremos ficar ricos logo, ser diretor da empresa com um ano de casa, e por aí vai. Mas junto com o super urgente vem a ansiedade, a insônia, uma pressa muitas vezes injustificada.

Quem já não fez algo “pra ontem” e depois percebe que na era tão urgente assim. Estabeleça limites e aprenda a separar o que é prioridade do urgente. Vai fazer um bem enorme para sua carreira.

Aprenda a dizer “não”. É muito comum ficarmos cheios de trabalho e não fazendo tudo o que realmente precisa ser feito devido à incapacidade de dizer “não”. Medo, vontade excessiva de ajudar, erros de cálculo no tempo, tudo isso somado leva a sobrecarga de trabalho. Depois ficamos reclamando que estamos cheios de coisas para fazer e adquirimos o hábito de medir o trabalho alheio. Afinal, fulana sempre tem menos coisas para fazer do que você, não é mesmo? Não queira agradar sempre, faça as coisas bem-feitas e diga “não” quando tiver convicção de que existe a impossibilidade de atender determinado pedido. Dizer “não”, não é pecado!

Tenha comprometimento com você mesmo. Todos querem uma equipe comprometida, nas empresas esse discurso é muito comum, mas ouço muito pouco isso das pessoas em relação a si mesmas. Os valores e visão da empresa são condizentes com os seus? Você pretende dar uma boa parte de sua vida para essa empresa? Você está feliz? Primeiro comprometa-se com seus sonhos, valores e metas porque as chances de realização aumentam em muito se você trabalhar em um lugar onde você tenha maiores chances para realizar essas aspirações.

Sua carreira para ser bem sucedida precisa de prioridades bem estabelecidas, concentração no que se quer e ação, muita ação para atingir os seus objetivos. São etapas a serem vencidas, degrau por degrau sempre com uma boa base de sustentação. Assim você não cai nunca quando chegar lá no topo.

Paulo Araújo

mais artigos sobre Carreira

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais