Conheças as fundadoras do Beleza Natural | Dois Perfis vencedores

O Beleza Natural é um instituto de beleza o qual produz produtos para cabelos afro-descendentes. Hoje, a empresa tem em torno de 4 mil funcionários (sendo que 70% desses funcionários também eram clientes e 90% deles tem sua primeira oportunidade de emprego no Beleza Natural) e está localizada em 5 estados diferentes no Brasil, entre eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, com mais de 35 unidades, gerando uma renda anual de 100 milhões de dólares. Por mês são mais de 130 mil consumidores. Uma das fundadoras desse império de beleza para cabelos afros começou a empresa com apenas 19 anos de idade e é hoje uma típica self-made woman. A outra fundadora trabalhava como empregada doméstica e hoje também se destaca no mundo do empreendedorismo.

O grande diferencial do processo de atendimento e de tratamento do Beleza Natural é fazer o processo de cuidar dos cabelos afros como uma linha de produção onde cada cliente passa pela mesma etapa como em uma linha de montagem e cada funcionário é responsável por apenas uma etapa, deixando tudo mais padronizado, aumentando a qualidade e diminuindo o tempo. Esse processo foi bastante criativo, se tornando a base para o fortalecimento do negócio.

Esse foi o grande diferencial da empresa, o qual a permitiu se destacar ao máximo. Hoje também o Beleza Natural trabalha com mais de 50 produtos desenvolvidos para o tratamentos desses fios, tanto crespos, como cacheados, e encaracolados. Cada um desses produtos é desenvolvido através de parcerias com universidades e instituições de renome tais como Universidade de Brasília e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os produtos são produzidos com o máximo de cuidado para cada tipo de cabelo, vindo com uma explicação simples mas detalhada sobre como usá-los. A produção industrial de produtos de pela começou em 2004 e recebeu o nome de Cor Brasil Cosméticos. Há produtos tanto para uso doméstico como também para uso profissional.

 

Leila Velez e Zica Assis: CEOs e fundadoras do Beleza Natural

Agora vamos falar um pouco do perfil das duas mulheres fundadoras e CEOs do Beleza Natural. Leila Velez começou a sua vida profissional no McDonalds, e desde o seu envolvimento com o Beleza Natural aos 19 anos, foi recentemente ganhadora de diversos títulos e prêmios entre eles: “Young Global Leader” (Davos – Suíça), Endeavor Entrepreneur da Endeavor Global (Nova Iorque – USA) e “Rising Talent” by the Women Global Forum (Deauville – France). Parece que Leila compartilha traços comuns com outras pessoas consideradas como winners: segundo um infográfico sobre o perfil dos vencedores de prêmios no Betway.com, Como muitos vencedores de competições como os Grammys, os Oscars ou até as Olimpíadas, Leila mora nos Estados Unidos e tem uma ampla formação universitária no país, tendo estudado diferentes níveis de profissionalização na área de negócios em universidades como: Harvard Business School, Stanford University, Massachusetts Institute of Technology e Columbia Business School, de acordo com o seu perfil no Linkedin.

Já Zica Assis teve um início de vida profissional como emprega doméstica e faxineira, e entre uma limpeza e outra ela fez um curso de cabelereira, aos 21 anos. Ela se especializou em saber qual era a melhor solução para o seu tipo de cabelo, já que na época todo mundo estava alisando, quando na verdade ela queria tratar ainda mais os seus cachos para que eles ficassem domados. O primeiro salão de beleza foi em um quintal na Zona Norte do Rio de Janeiro. O perfil foco da empresa é a classe C, gerando um crescimento em conjunto. Para Zica poder oferecer carteira assinada com plano de saúde e odontológico como também convênio com universidade para milhares de pessoas é a realização de um sonho maior que os salões de beleza.

 

O futuro do Beleza Natural: próximos planos de extensão

Dentro dos próximos planos de extensão do Beleza Natural estão o crescimento da quantidade de unidades de 35 para 120, como também o aumento do faturamento de 100 milhões anuais para 680 milhões anuais e também a expansão de 4 mil funcionários para 15 mil. Ou seja, os próximos planos de extensão estão bem altos. Um dos maiores investidores do Beleza Natural é a GP Fundo de Investimentos, a qual teve um faturamento dobrado em 2017 e se tornou parceira da empresa com 33% das ações em agosto de 2013. Esses objetivos ambiciosos devem ser completados até 2020. O carro-chefe da empresa é o serviço de super-relaxamento, e o objetivo é se manter crescendo mas sem perder a essência do negócio. A história de Leila e Zica é com certeza de muito sucesso, as duas se mostraram grandes empreendedoras na qual mesmo com um passo humilde e simples é possível chegar longe aplicando algumas lições básicas de empreendedorismo: da Zica fica: separe bem os negócios da família, e também invista em um processo e atendimento padronizado. Já da Leila fica: ter um atendimento também inovador, soluções pensadas de acordo com às necessidade do público-alvo, somado a criatividade.

O sucesso inesperado do Beleza Natural, que é agora a maior rede especializada em cabelos crespos e cacheado, deve trazer coragem e fé para todas as pessoas que tentam começar um negócio em sua garagem…

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais