Como está sua imagem no ambiente de trabalho?

Há tempos os profissionais passaram a ser avaliados não apenas pelas experiências ou conhecimentos técnicos adquiridos, mas também pela maneira como se comportam nos ambientes organizacionais por meio das relações que estabelecem com os membros com os quais interagem.

Pessoas carismáticas e motivadoras, emocionalmente estáveis, politicamente corretas e comprometidas com que fazem vêm ganhando espaço nas empresas uma vez que mudanças velozes e impactantes cada vez mais presentes nos ambientes de trabalho vêm exigir profissionais adaptáveis e flexíveis.

No elenco das habilidades, algumas posturas se destacam:

1. Saiba ouvir e cultivar a empatia.

2. Respeite as diferenças e aprender com elas.

3. Separe a vida pessoal da esfera profissional.

4. Seja coerente entre o falar e o agir.

5. Aprimore arte das boas relações. Gentileza sempre.

6. Mantenha conduta ética, respeitando valores, culturas, normas, regras.

7. Amplie o leque de contatos dentro e fora da empresa. A prática da interação abre novas perspectivas e possibilidades de aprendizagem.

8. Busque por capacitação e aperfeiçoamento, sempre.

9. Desenvolva a liderança positiva. Dê bons exemplos, saiba negociar nas situações de conflitos.

10. Saiba compartilhar e doar-se ao próximo.

11. Coloque-se à disposição para ajudar. Esta é uma rica oportunidade para revelar outros talentos.

12. Cuide da aparência pessoal. Demonstre elegância nos simples gestos. Apresente-se com roupas e acessórios discretos.

É claro que outros quesitos vão sendo incorporados. Mas estes ajudam no começo ou recomeço das ações presentes.

Elizabeth H. de Oliveira Historiadora e Pedagoga. Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial e Gestão de Pessoal. MBA em Gestão Administrativa. Consultoria e Palestrante.

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