Venda bem sua ideia

A mulher de César precisava ser e parecer honesta. Uma ideia precisa ser e parecer boa.

Sou consultora em Criatividade e Inovação. Meu trabalho é, além de provocar ideias, garantir que elas não sejam desperdiçadas. E o primeiro passo é comunicá-las bem.

A dificuldade começa porque as pessoas tendem a se entusiasmar tanto com própria ideia que acreditam que todos vão acatá-la de imediato.

Às vezes, o que acontece é o oposto: tomar conhecimento de algo novo exige uma nova forma de pensar, uma revisão de paradigmas. Isso causa inquietação e portanto rejeição.

Existem, entretanto, táticas simples que ajudam a vender uma ideia. Vamos a elas:

Planeje e Ensaie a Venda da Ideia – Procure ter conversas informais sobre a ideia. Leve em conta as características de seus interlocutores e as razões pelas quais eles aprovariam ou reprovariam sua ideia. A pessoa que elogiou sua ideia era neutra ou aprovou por interesse? As críticas foram construtivas ou vieram de pessoas pessimistas? Anote todos os comentários e perguntas. Você poderá usá-los para aprimorar sua ideia e sua apresentação;

Ganhe Cúmplices – Comece contando sua ideia para as pessoas mais abertas. Assim, sua ideia estará fortalecida ao ser apresentada às pessoas mais conservadoras. Anote os feed-backs positivos, eles servirão de argumento.

Prepare-se para Vender a Ideia aos Mais Resistentes – Imagine todos os aspectos negativos da sua ideia. Você assim estará preparado para dizer aos seus interlocutores ”já pensei nisso, mas podemos…”. Esta frase demonstra segurança e irá tirar seus interlocutores da posição de críticos.

Arme-se psicologicamente também. Não conte seu plano às pessoas muito críticas logo no início. Elas poderão desanimá-lo.

Pergunte Por que não? – Se ouvir uma rejeição, pergunte “por que não?” para que ambos sejam objetivos na tentativa de descobrir as objeções. Talvez você possa encontrar razões pertinentes e uma pequena adaptação à sua idéia poderá torná-la ainda melhor;

Apresente um Projeto – Para apresentar sua ideia ao seu chefe, equipe ou patrocinadores, embale-a de forma mais profissional possível. Aponte os resultados que ela trará, calcule o custo-benefício, faça um plano de ações. Priorize, entretanto, os focos de interesse e faça um índice: a intenção não é desfilar um calhamaço enorme, mas sim dar segurança ao interlocutor de que seu projeto foi devidamente estudado. No momento da apresentação formal, valorize os benefícios e detalhe apenas o que for perguntado. Uma forma rápida e interessante de mostrar os benefícios de uma inovação é dar um nome que explica de imediato seu propósito. É o caso geladeira frost free, da mini van e da própria revista Vencer;

Seja Claro – Evite deixar o seu interlocutor confuso: ele será tentado a desistir da ideia só para não se dar ao trabalho de entendê-la;

Evite Detalhamento do Plano de Ações – Isto fará com que seu interlocutor veja a implementação de sua ideia como uma “trabalheira”. O Plano de Ações terá o seu momento, mas não deve servir de argumento para a rejeição à ideia. Por outro lado, se seus interlocutores estiverem ávidos para discutir o Plano de Ações, é bem provável que já tenham comprado a ideia;

Garanta Credibilidade – Se você não for suficientemente conhecido, apresente seu currículo. Mencione também as fontes do seu estudo. Mesmo que você tenha tido a concepção inicial no banho, já fez análises consistentes sobre a receptividade do mercado e custo-benefício da implementação. É importante que seus interlocutores saibam disso;

Envolva as Pessoas – Instige a curiosidade de seus interlocutores, faça com que eles cheguem à sua ideia. Cite a frase de alguém que o levou a pensar naquela ideia, por exemplo. Apresentando a ideia como um produto do grupo você evita ciúmes e favorece o envolvimento;

Seja Flexível – Acredite nos outros. Talvez sua ideia possa mesmo ser aprimorada. Não desperdice suas ideias. Einstein dizia que fazer uma ideia acontecer requer 1% de inspiração e 99% de transpiração. A venda da ideia ocupa uns 50%.

Gisela Kassoy – Consultoria em Criatividade

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