Técnica da Gordon/Little

Quando, em 1961, William Gordon, da consultora Arthur D. Little, desenvolveu esta técnica, pretendia evitar que os problemas fossem analisados superficialmente, o que tende a gerar ideias óbvias.

Em termos gerais, o objetivo é chegar ao conceito mais abstrato possível relacionado com o problema e irmo-nos aproximando da solução real. Imagine que pretendia reduzir o tempo de distribuição dos produtos de duas semanas para 48 horas.

Comece por perguntar: “Como é que posso aumentar a satisfação dos clientes?” Analisadas as respostas, particularize a questão: “Como é que posso melhorar o serviço ao cliente?” Responda e seja ainda mais específico: “O que é que os clientes pretendem do meu serviço de distribuição?”

Finalmente, coloque a pergunta real: “Como é que posso reduzir os meus prazos de distribuição de duas semanas para 48 horas?” São normalmente suficientes três níveis de abstração decrescentes antes da questão original.

mais técnicas de Criatividade

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais