O conteúdo certo para cada etapa do funil de vendas

Um funil de vendas bem planejado é a espinha dorsal de um negócio de sucesso. Permite entender, acompanhar e avaliar cada etapa da jornada do cliente e a partir disso otimizar para que no final do processo haja mais conversões.

O que é um funil de vendas?

É a jornada que o cliente percorre desde o primeiro contato com a sua marca até o momento da compra. É através do funil que você transforma prospects frios em clientes reais.

O funil de vendas é divido em topo, meio e fundo de funil. Em cada etapa do funil o lead estará em um momento diferente buscando informações diferentes e isso requer conteúdos que respeitem esses momentos e o leva para o próximo estágio.

O objetivo é fazer com que seu público-alvo passe do estágio “Quem é você?” para “Essa empresa é demais! Eu recomendo”.

Para que isto aconteça vamos criar conteúdos específicos para cada estágio do funil.

Topo do Funil – Público Frio

Este é o estágio mais amplo do funil e é onde você começa a chamar a atenção dos potenciais clientes.

Temos aqui um público que ainda não te conhece e que pode estar ou não consciente do seu próprio problema. É o primeiro ponto de conexão com a sua marca.

Para atrair este público vamos utilizar os seguintes conteúdos:

  • Artigos em blog
  • Infográficos
  • Podcasts
  • Vídeos

Através destes conteúdos o público vai tomando consciência da sua existência, começa a despertar para o seu problema e então, de forma natural, ele passa para o próximo estágio.

Alerta: Não adianta querer pular etapas, aqui não existe atalhos. Fazer uma oferta para um público frio quase nunca vai gerar resultados. Porém, se todas as etapas do funil forem seguidas, quando o lead chegar no final, as conversões serão muito maiores.

 

Meio do Funil – Público Morno

Você fez divulgação (paga ou orgânica) e levou o lead frio para o seu site, para consumir seu conteúdo.

Agora é o momento de transformar o visitante em um potencial cliente. Ele já tem conhecimento da sua marca, sabe que tem um problema e está em busca de soluções.

Uma boa estratégia é criar uma isca digital relacionada ao produto principal que você quer vender. Esta isca deve resolver uma dor específica do lead. Ao baixar a isca ele se move do topo para o meio do funil.

Já durante esse período, o público pode começar a trazer dinheiro para você, reduzindo assim o custo de atrair um público que ainda não conhece a sua marca.

Agora ele tem consciência do problema e sabe que existe uma solução e só então no próximo estágio você fará a oferta.

 

Fundo do Funil – Público Quente

Agora sim, chegamos ao fundo do funil, onde transformamos potenciais clientes em compradores reais. É aqui que você irá fazer a oferta.

O lead já sabe tudo sobre seu problema, qual é a solução e está pronto para comprar.

Você pode levar a solução até ele através de:

  • Webinário de vendas
  • Cases de sucesso
  • Demonstração de produtos

 

Nessa etapa o lead só precisa de um empurrãozinho para abrir a carteira.

 

Viviane Costa

Fonte: https://www.growmedia.com.br/O-conteudo-certo-para-cada-etapa-do-funil-de-vendas


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais