Marketing de Conteúdo: O que é e como criar uma estratégia passo a passo

Você sabe o que é e utiliza o marketing de conteúdo como estratégia digital para crescer o seu negócio?

A estratégia de marketing de conteúdo é um plano de ações de marketing destinada a criar e distribuir conteúdo relevante para o público alvo. O objetivo é gerar confiança, atrair novos leads, transformar visitantes em clientes, manter contato com clientes atuais a fim de fazer novas vendas.

Independentemente de sua empresa estar focada no consumidor final ou em outra empresa, você precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Aqui estão 7 passos para criar a estratégia certa para o seu negócio.

1. Objetivo
Ao criar a sua estratégia de marketing de conteúdo, o primeiro passo a ser considerado é definir claramente o objetivo que deseja alcançar.

2. Público Alvo
Assim como ter um objetivo claro, conhecer o seu público é fundamental para o sucesso desta estratégia. É importante definir os segmentos, dores, preocupações, preferências, hobbies e tudo aquilo que pode afetar na escolha por algum produto ou serviço que sua empresa oferece.

3. Concorrentes
Quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo? Analisar os concorrentes pode encurtar o caminho para o sucesso, uma boa análise irá te mostrar o que está dando certo e o que não está e a partir disso criar ações mais assertivas.

4. Conteúdo
Com todas as informações que você reuniu do seu público alvo e sobre seus interesses, chegou a hora de criar o conteúdo. É importante ter em mente as dores do seu público, o que eles estão buscando e como seu produto ou serviço irá resolver os problemas dos seus potenciais clientes.

5. Formato de conteúdo
Independente da escolha do formato do conteúdo será preciso testar qual é o melhor, qual gera mais conversões e engajamento.
Alguns tipos de formatos:
– Vídeos
– Infográfico
– Artigos
– E-books
– Guias
– Podcasts

6. Divulgação
De nada adianta ter um excelente conteúdo se ele não chegar até o público alvo. Nesta etapa será definido a melhor forma de promover o conteúdo, seja através de um blog, redes sociais, e-mail marketing, base de parceiros, entre outros. A pergunta a se fazer aqui é: onde o meu público está? Dessa forma você irá entregar o conteúdo certo, para o público certo, no lugar certo.

7. Análise de resultados
É preciso acompanhar de perto os resultados de todas as suas ações, só assim poderá corrigir eventuais problemas e otimizar as estratégias para obter melhores resultados.

 

Viviane Costa

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais