Mais um artigo sobre Liderança

– MadaLena, pega aí mais um artigo sobre liderança. Leia e depois me fale o que achou, não tenho tempo para isso agora. Aliás, eu acho que esse pessoal que escreve sobre liderança, equipes etc e tal está é com tempo de sobra.

– Pode deixar Juvenal assim que eu terminar de ler aquele outro artigo, que você me passou ontem, eu leio esse e conversamos. Pode ser na próxima semana ? .Depois resmungando baixinho para o Juvenal não ouvir – Se você não passar mais uns dez para que eu leia até lá…

O dialogo acima causa algum espanto para você? Para mim não. Faça uma pesquisa rápida e veja quantos artigos sobre liderança e equipes são publicados diariamente, consegue imaginar um número?

Sabemos que precisamos aprender muito. Toda discussão e debate são muito importantes. Precisamos estar atentos às informações e transforma-las em conhecimento. Quanto soubermos do que está acontecendo, tanto maior será nossa capacidade de desenvolvimento. Ela cresce em progressão geométrica.

Entretanto, o que realmente temos de novo sobre, pelo menos, esses dois temas: liderança e equipes ? Mesmo tendo a obrigação de acompanhar o que acontece, eu não consigo. Por mais que tente tenho visto as mesmas coisas de sempre publicadas, divulgadas e retratadas apenas com formas e roupagens diferentes. Usando uma metáfora (tão na moda hoje) posso comparar com aquele casaco que está guardado no armário, por estar fora de moda. Com um corte aqui, um adereço ali, um cinto diferente, um retoque, um botão, e pronto o velho casaco está novo. Continua sendo no fundo o mesmo casaco de outros invernos, mas está com uma face nova. Percebo que é mais ou menos isso que acontece com as teorias e textos sobre liderança e equipes. Um acerto aqui, um novo nome ali, uma nova forma de apresentar e “bum” surge algo que… parece novo.

Fiz uma pesquisa em apenas um site da Internet e encontrei mais de 120 artigos e entrevistas sobre liderança, 40 sobre equipes e tantos outros que poderiam ser colocados sob o mesmo teto. Nos textos de forma geral existem 283 ocorrências para a palavra liderança. Usando o Yahoo encontrei milhares de sites com as palavras chave “artigos sobre liderança”.

Isso é bom ou mau? Como classificar entender, selecionar e aplicar tudo isso. É verdade que parte daquilo que se pesquisa são cópias de um mesmo artigo. Mesmo assim reduzindo para apenas 10% de tudo teremos uma quantidade de leitura incrível.

O surpreendente é ver quando um texto ou um artigo escrito por alguém que realmente pesquisa sobre o assunto ou é reconhecidamente uma autoridade aparece como anônimo. Tempos atrás recebi um texto de William Sheakespeare como de autoria anônima. Um dos mais famosos dramaturgos de todos os tempos deveria estar com seus “pós” revirando dentro da tumba.

Até aqui, provavelmente a MadaLena, do dialogo inicial, estará tendo motivos para reclamar de mais um texto para ler. Com absoluta razão. Não cheguei a lugar nenhum. Não acrescentei nada ao cotidiano das pessoas e apenas fiz constatações, para mim óbvias. Não desista caro leitor. Vou entrar na fase final deste artigo.

Começarei lançando ideias, propondo uma metodologia para a leitura deste tipo de textos.

Em primeiro lugar, é absolutamente impossível você saber logo nos primeiros parágrafos se é algo novo. Infelizmente terá que ler até pelo menos a metade. O que proponho é tirar os “entretantos” e anotar as palavras chaves. Os pressupostos básicos do texto. Boa parte de muitos textos tem a ver com a maneira como o autor conduz você até a ideia central. Exatamente como tentei fazer até mais ou menos o quinto parágrafo. Muitos usam linguagem técnica , mas veja que os mais agradáveis de ler são aqueles que você se sente à vontade para concordar, refletir ou mentalmente fazer comparações com sua realidade.

Via de regra artigos com linguagem coloquial e que usam de bom humor, metáforas e pausas ou interrupções para mencionar exemplos, casos e depoimentos , são os mais aprovados pelos leitores. Ia esquecendo dos testes, artigos com testes de múltiplas escolhas induzem o leitor a ir até o fim para saber o resultado. Se for bom dizemos para nós mesmo: “Eu já sabia”. Se não for bom fica sempre a dúvida será que o autor está certo? È um atrativo para uma próxima leitura.

Agora, preste bem atenção nos pressupostos do texto, nas palavras chaves e veja como você pode encaixá-las em um conteúdo lógico para entender e verificar o conteúdo. As perguntas abaixo podem ajudar:
– Em que ambiente as idéias podem ser aplicadas?
– Que novas habilidades o autor está trazendo ?
– Que comportamentos e atitudes estão sendo propostas ?
– No que o autor acredita ? Compare com o que você acredita.
– Qual o objetivo final do texto?

Alguns leitores usam uma técnica interessante: se o artigo tem mais de duas folhas deixam-no de lado, lerão quando aparecer aquele tempo extra. Esse tempinho pode nunca aparecer.

As perguntas acima não são regra fixa, você leitor poderá acrescentar outras que satisfaçam suas exigências e mandar para mim. Acrescentarei no meu rol e se forem úteis desde já agradeço.

Não tenha dúvidas sobre uma coisa – haverá sempre mais um artigo sobre liderança e espero que ao efetuar a leitura, tire alguma coisa nova para você.

Armando Ribeiro

mais artigos de Liderança


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais