Liderança: Briga de Egos – como manter paz entre as diferentes hierarquias

Hoje, cada vez mais empresas defendem a diversidade no mundo corporativo. Mas como lidar com tantas opiniões e personalidades diferentes? Manter um ambiente saudável, sem disputa de egos e com respeito entre as equipes é o grande desafio das incorporações.

Conflito entre níveis hierárquicos é comum, pois a relação entre as pessoas é delicada. No entanto, no mundo corporativo, é necessário aprender a ouvir, respeitar, consultar, perguntar e acatar. Bater de frente ou se indispor nunca é a melhor opção. O melhor caminho a ser seguido é o da comunicação e da flexibilidade. Nesse trajeto, a figura do líder é primordial, pois uma liderança assertiva é baseada no diálogo constante. É importante que ele elimine situações de mal entendidos, respeite momentos difíceis e dê feedbacks constantes.

O líder deve ser imparcial e ajudar a encontrar soluções para neutralizar os momentos de conflitos na equipe. É fundamental ser estritamente profissional e não tomar “partido” para não agravar ainda mais a situação. Pessoas em cargos de liderança devem buscar o envolvimento dos funcionários com foco nos resultados e auxiliar seus subordinados a conhecer seus próprios limites e respeitar os limites de seus colegas.

Identificar tendências de comportamento nos funcionários pode ser algo difícil, mas auxilia, e muito, as pessoas a reconhecerem seus próprios limites e os dos colegas, para que percebam quando estiverem cruzando a linha da tolerância. Nesse processo, o RH pode trabalhar ao lado dos líderes, auxiliando no aprendizado constante e inserindo na estratégia do negócio, a fim de fazer com que as pessoas posicionem-se de maneira assertiva na resolução dos conflitos. O conflito não dever ser negativo, ele deve ser utilizado para provocar mudanças positivas, uma oportunidade para desenvolver o ouvir, o respeitar, o perguntar e o aceitar.

Os treinamentos e cursos auxiliam no desenvolvimento das pessoas. Os colaboradores se sentem mais valorizados e irão se tornar cada dia mais produtivos. A competição se torna natural, pois as pessoas terão mais conhecimento para somar e trazer as melhores soluções.

Num processo para eliminar conflitos e evitar a briga de egos, o líder deve ser uma pessoa carismática e inspirar confiança da equipe. As pessoas devem enxergar nele uma figura que impulsiona o time, e que promova a interação e crescimento.

Sobre o autor:
Glaucia Zacarias de Godoy é gerente de Gente & Gestão do GRUPO GR. Tem 17 anos de atuação em Recursos Humanos e é Graduada e com licenciatura em Psicologia pelo Mackenzie, com MBA Executivo Internacional em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas com extensão na Ohio University (EUA). Ao longo de sua trajetória profissional foi responsável pela implantação da área de estratégia de Recursos Humanos, liderança e formação de equipes, participação em start-up de unidade fabril, gestão de projetos de cultura organizacional, desenvolvimento de programas de assessments, condução de entrevistas e seleção por competências e redesenho de políticas e processos de Recursos Humanos.

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