JOGO: O líder como membro de uma equipe

Este jogo tem como finalidade identificar os diversos estilos de atuação de um líder, enquanto membro de sua equipe.
A tarefa consiste na aplicação das variáveis de identificação de cada um dos papéis do líder na equipe – contribuinte, colaborador, comunicador e desafiador – e as características de cada um desses papéis.
1ª ETAPA
Ler Planilha 1, pensando na atuação de um líder que também é parte integrante de sua equipe.
2ª ETAPA
A partir da Planilha 1, enquadrar cada uma das vinte variáveis nos quadros existentes na Planilha 2 – FOLHA DE TRABALHO. Exemplo: a variável 1 da Planilha 1 corresponde à função planejamento correspondente ao estilo contribuinte. Coloque o n.º 1 no quadro na função planejamento, estilo contribuinte.
3ª ETAPA
Terminando o enquadramento mencionado na segunda etapa, consulte a Planilha 3 – GABARITO NUMÉRICO e a Planilha 4 – GABARITO COM RESPOSTAS COMPLETAS.
*Qualquer nota superior a 70% significa um bom resultado.
Tente identificar quais são estes estilos praticados e descubra como é que você, como líder, atua quando se sente um membro de sua equipe.
PLANILHA 1 – VARIÁVEIS DO JOGO
1 |
O planejamento é feito de forma tática, com componentes específicos (não genéricos), é mensurável e apresenta um perfil conservador. |
2 |
A comunicação é calorosa e amigável, informal, usa o senso de humor, enfatiza as zonas de conforto, e dá importância à escuta eficaz (ouvidos atentos). |
3 |
O ato de assumir riscos envolve uma visão liberal, aberta a todas as idéias dos membros da equipe, orientado para as metas, há aceitação dos riscos, com investimento no planejamento. |
4 |
A decisão se caracteriza pelo fundamento legal, pela postura ética, pela correção – em relação aos padrões vigentes e que tragam novas contribuições ao universo da equipe e da liderança. |
5 |
Soluções adotadas com análises prévias, estruturadas e construídas com coerência, com fundamento em dados, pareceres técnicos e rigorosos em escolher recursos e objetivos a alcançar. |
6 |
O planejamento vislumbra a possibilidade de novas direções, amplia os objetivos iniciais, questiona a importância dos pontos abordados, tem perfil mais estratégico que tático. |
7 |
Os riscos são calculados, o perfil das decisões é assumidamente conservador, prevê o desenvolvimento dos processos, há testes experimentais e pesquisas prévias antes da decisão. |
8 |
Envolve a equipe no processo de solução do problema, enfatiza a forma como as coisas devem ser feitas, gera conflitos pelas divergências, e prefere soluções onde todos compartilhem a ação. |
9 |
A decisão tende a ser lógica, alinhada com a realidade, eficaz em termos de custo, prática, objetiva, consistente, coerente com o contexto. |
10 |
Como líder deseja o compromisso da equipe, propõe abertura a discussões com a equipe, decisões coerentes com as metas a alcançar, reexamina e dá feedback das decisões como líder, faz-se presente. |
11 |
O planejamento envolve todo o conjunto (comunidade e temas), não encontra resistências das partes envolvidas e está coerente com o processo adotado pela equipe. |
12 |
A comunicação é verbal, não necessariamente escrita, não estruturada e voltada para o espírito organizacional. |
13 |
O ato de assumir riscos está ligado diretamente à focalização de potenciais na equipe, incentiva o alargamento de fronteiras, investe na motivação, apoia as atitudes e maneiras que levem à qualidade. |
14 |
A comunicação é sucinta, em geral é escrita, elaborada formalmente, é objetiva em suas abordagens e plena de detalhes. |
15 |
A decisão é participativa, com a adoção do consenso, prefere trabalhar com autonomia, investiga possíveis causas de resistência à decisão ou às mudanças implementadas. |
16 |
A comunicação é aberta, sincera, confrontadora, questionadora, prefere discutir os temas em reuniões, para compartilhamento das ideias. |
17 |
O planejamento tem visão estratégica, é visionário (vislumbra opções futuras), é abrangente (visão global) e envolvente (abrange todo o campo do estudo ou ação). |
18 |
Ao assumir riscos, leva em consideração o impacto sobre o processo da equipe, verifica os riscos específicos conhecidos, discute as consequências e mantém um permanente feedback. |
19 |
Discute o contexto em que o problema se insere, analisa cuidadosamente as implicações, dá crédito aos componentes da equipe para a decisão, apoia na obtenção de recursos necessários. |
20 |
A decisão não é estruturada, busca a identificação do problema real, analisa cuidadosamente as questões que o envolvem, examina a fundo os dados disponíveis, estudando a relação custo-benefício. |
PLANILHA 2 – FOLHA DE TRABALHO
Estilo/Função |
Contribuinte |
Colaborador |
Comunicador |
Desafiador |
Planejamento |
. | . | . | . |
Comunicação |
. | . | . | . |
Assume Riscos |
. | . | . | . |
Resolução de Problemas |
. | . | . | . |
Tomada de Decisões |
. | . | . | . |
PLANILHA 3 – GABARITO NUMÉRICO
Estilo/Função |
Contribuinte |
Colaborador |
Comunicador |
Desafiador |
Planejamento |
1 |
17 |
11 |
6 |
Comunicação |
14 |
12 |
2 |
16 |
Assume Riscos |
7 |
3 |
18 |
13 |
Resolução de Problemas |
5 |
19 |
8 |
20 |
Tomada de Decisões |
9 |
10 |
15 |
4 |
PLANILHA 4 – GABARITO DE TEXTO
Estilo/Função |
Contribuinte |
Colaborador |
Comunicador |
Desafiador |
Planejamento | O planejamento é feito de forma tática, com componentes específicos (não genéricos), é mensurável e apresenta um perfil conservador. | O planejamento tem visão estratégica, é visionário (vislumbra opções futuras), é abrangente (visão global) e envolvente (abrange todo o campo do estudo ou ação). | O planejamento envolve todo o conjunto (comunidade e temas), não encontra resistências das partes envolvidas e está coerente com o processo adotado pela equipe. | O planejamento vislumbra a possibilidade de novas direções, amplia os objetivos iniciais, questiona a importância dos pontos abordados, tem perfil mais estratégico que tático. |
Comunicação | A comunicação é sucinta, em geral é escrita, elaborada formalmente, é objetiva em suas abordagens e plena de detalhes. | A comunicação é verbal, não necessariamente escrita, não estruturada e voltada para o espírito organizacional. | A comunicação é calorosa e amigável, informal, usa o senso de humor, enfatiza as zonas de conforto, e dá importância à escuta eficaz (ouvidos atentos). | A comunicação é aberta, sincera, confrontadora, questionadora, prefere discutir os temas em reuniões, para compartilhamento das idéias. |
Assume Riscos | Os riscos são calculados, o perfil das decisões é assumidamente conservador, prevê o desenvolvimento dos processos, há testes experimentais e pesquisas prévias antes da decisão. | O ato de assumir riscos envolve uma visão liberal, aberta a todas as idéias dos membros da equipe, orientado para as metas, há aceitação dos riscos, com investimento no planejamento. | Ao assumir riscos, leva em consideração o impacto sobre o processo da equipe, verifica os riscos específicos conhecidos, discute as conseqüências e mantém um permanente feedback. | O ato de assumir riscos está ligado diretamente à focalização de potenciais na equipe, incentiva o alargamento de fronteiras, investe na motivação, apóia as atitudes e maneiras que levem à qualidade. |
Resolução de Problemas | Soluções adotadas com análises prévias, estruturadas e construídas com coerência, com fundamento em dados, pareceres técnicos e rigorosos em escolher recursos e objetivos a alcançar. | Discute o contexto em que o problema se insere, analisa cuidadosamente as implicações, dá crédito aos componentes da equipe para a decisão, apóia na obtenção de recursos necessários. | Envolve a equipe no processo de solução do problema, enfatiza a forma como as coisas devem ser feitas, gera conflitos pelas divergências, e prefere soluções onde todos compartilhem a ação. | A decisão não é estruturada, busca a identificação do problema real, analisa cuidadosamente as questões que o envolvem, examina a fundo dos dados disponíveis, estudando a relação custo-benefício. |
Tomada de Decisões | A decisão tende a ser lógica, alinhada com a realidade, eficaz em termos de custo, prática, objetiva, consistente, coerente com o contexto. | Como líder deseja o compromisso da equipe, propõe abertura a discussões com a equipe, decisões coerentes com as metas a alcançar, reexamina e dá feedback das decisões como líder, faz-se presente. | A decisão é participativa, com a adoção do consenso, prefere trabalhar com autonomia, investiga possíveis causas de resistência à decisão ou às mudanças implementadas. | A decisão se caracteriza pelo fundamento legal, pela postura ética, pela correção – em relação aos padrões vigentes e que tragam novas contribuições ao universo da equipe e da liderança. |
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