Hipnose – Principais indicações

A hipnose é muito bem indicada no controle de doenças onde a dor, intermitente ou constante esteja presente. Nos procedimentos e exames que causam desconforto ou dor sua indicação, também, é eficiente.

Utilizada como complementar à terapia convencional, tem a propriedade de acelerar e facilitar o processo de remissão sintomática ou cura. Também na clínica cirúrgica, atenuando a ansiedade pré e pós-operatória, inclusive reduzindo o tempo necessário à recuperação. Em grande parte das doenças, o fator emocional está presente.

Com a propriedade de interferir, modificar emoções e ideias, a hipnose tem sua aplicação ilimitada na medicina. Quando(e isso já ocorre) a Medicina reconhecer o fator psicossomático nas doenças, a hipnose , certamente terá largamente expandido seu enorme potencial.

Atualmente a hipnose tem sido bastante empregada nas clínicas de:
Obstetrícia – Pediatria – Cardiologia – Cirurgia – Dermatologia – Psiquiatria – Oncologia

Em Odontologia:
Tenho observado um crescente aumento de profissionais dessa área interessados em utilizar a hipnose como instrumento auxiliar na clínica. A dificuldade maior está no tempo investido para obter o estado hipnótico. Talvez seja o momento de repensar a prática da hipnose, treinando auxiliares em hipnose, que, sob supervisão do profissional responsável, “prepararia “o paciente para o trabalho do dentista.

São importantes as propriedades de analgesia, controle da salivação, do sangramento, a cicatrização mais rápida e, também. a maior proteção pós-cirúrgica contra infecções obtidas pela hipnose.Acresce o relaxamento e o controle da ansiedade que, muito contribui na dinâmica do atendimento, tanto para o profissional, quanto para o paciente.

Em Psicologia:
Dentre as classes profissionais, são os psicólogos os que, coletivamente, seja pela divulgação, pesquisa e interesse os que mais efetivamente têm atuado em e pela hipnose. Na psicologia experimental, a hipnose oferece possibilidades cada vez maiores do estudo da mente de forma controlada. Em todas as formas de psicoterapia, tanto em diagnóstico, quanto em terapia.

A hipnose é compatível com qualquer linha teórica, seja de que orientação for. Analítica, behaviorista, gestaltica, etc, Sua utilização em psicoterapias está limitada apenas ao terapeuta. Cada vez mais frequente nos consultórios, a hipnose tem assegurado processos mais breves de terapia , com resultados bastante positivos e seguros.

São infinitas suas indicações na clínica psicoterápica. Entre as principais, os processos onde o estresse, a tensão, o medo estejam representados. Na investigação dos processos interiores, na dor onde haja representação emocional. Nos comportamentos inadequados, no trauma psíquico, na fobia (sob todas as formas), nos Transtornos do Pânico, Obsessivo- Compulsivos. No fortalecimento da auto-estima, autoconceito e auto-confiança.

Luiz Antonio Perilo Velloso

mais artigos sobre Hipnose

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais