Como preparar sua loja para vender mais – Exposição e Disposição de Produtos

As vendas são favorecidas quando a disposição dos produtos é realizada de forma planejada, facilitando a localização e acesso aos clientes.

Vise sempre manter próximos os produtos que tenham maior aderência. Separe os itens por categoria de acordo com a organização ou conforme o público alvo.

Você pode separar os produtos utilizando os seguintes critérios: Sexo (masculino, feminino), tamanhos, cores, preços, marcas ou estilos.

Para que aproveitem melhor o espaço e facilitem a visualização, os produtos devem ser expostos verticalmente em gôndolas e prateleiras. Se algum produto apresentar giro abaixo do desejado, verifique a viabilidade de mudança de lugar na loja.

Os produtos precisam estar visíveis, preferencialmente, a vários metros de distância. Se estiverem mal posicionados ou com pouca visibilidade, suas vendas serão comprometidas.

Atente-se ao estado das embalagens. Verifique se estão novas. Armazene e exponha os produtos sem que danifiquem as embalagens. Apesar do cliente estar comprando um produto, o estado físico da embalagem que ele levará ou que irá verificar existir na loja, será muitas vezes, decisório para ele.

Mantenha os preços na mercadoria, prateleiras, gôndolas e expositores. Sempre de forma totalmente legível, preferencialmente através de acessórios específicos para precificação. Destaque as condições de pagamento (prazos, parcelas, taxa de juros usada e o preço à vista). Produtos sem preço não vendem e ainda expõem a empresa a penalidades previstas no Código do Consumidor.

Aproxime os produtos semelhantes e complementares mantendo um agrupamento de marcas e linhas de produtos, respeitando seu público alvo. Caso o produto seja pequeno aproveite para utilizar uma maior quantidade de “frentes” para que possa oferecer assim um destaque maior. Defina sempre a frente mínima das gôndolas e prateleiras de acordo com a proporção de vendas do produto, marcas ou de forma a despertar maior atenção de produtos que estejam em promoção. Tradicionalmente, os produtos que ocupam menor quantidade de frentes, vendem menos.

mais artigos de Wagner Campos

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais