Coaching em Grupo: 6 perguntas poderosas para conscientização da equipe

A conscientização da sua equipe é um processo de coaching em grupo da mais relevante para o processos ser bem-sucedido. Saiba como você pode aprofundá-la gerando impacto em todos os membros!

As várias técnicas de coaching em grupo que você deve utilizar em cada sessão precisam atingir o seu real propósito. Será que você tem as escolhido corretamente? Quais os modelos de abordagem que você pensa serem necessários para mudar a fim de trazer mais envolvimento e conexão no grupo?

É muito comum eu observar que a metodologia usada nem sempre traz os resultados desejados, tanto em questão da minha própria visão como a dos membros pelos quais realizo as sessões. O que será que falta? Às vezes, é algo muito simples, mas que você não tem notado em seu processo.

Assim, quero fornecer para você um elemento essencial que pode fazer toda a diferença em envolver o grupo de maneira intensa. Sabe do que me refiro? É o trabalho em aprofundar a conscientização de cada um dentro da equipe.

Essa é uma técnica de coaching muito expressiva e fundamental, se você deseja atingir o sucesso na concretização dos objetivos do grupo, tanto de forma coletiva como individual. É preciso que os membros estejam conscientes dos temas abordados. E você é quem tem que estimular essa consciência!

Por essa razão, você pode trabalhar por meio destas 6 perguntas poderosas que irei fornecer nesse post. Elas te ajudarão a aprofundar a consciência do grupo. Tente descobrir como usá-las a fim de que crie um momento confortável e harmonioso.

Veja também

6 perguntas para aprofundar a consciência na sessão de coaching em grupo

Você terá abaixo a compilação de 6 perguntas para abordar no seu trabalho de coaching em grupo ao que se refere a aprofundar a consciência do grupo. Conheça quais são elas e aplique do modo que pensa ser mais significativo à eles.

Você pode fazer vários testes no uso delas em cada sessão de coaching. O mais interessante a ser considerado é que possa mensurar os resultados após esses testes para que reúna os melhores cujos resultados tenham sido efetivos e, assim, poder usá-las como padrão nas próximas sessões.

Veja abaixo quais são essas 6 perguntas poderosas e impacte as sessões de coaching em grupo! Gere maior estímulo de consciência por meio de perguntas e crie um ambiente favorável à mudança.

  1. Qual o seu papel no grupo?
  2. Qual o impacto que você tem?
  3. Quais são as crenças limitantes a essa questão? (tema abordado no grupo ou o objetivo do grupo e membro)
  4. Que perspectiva tem colocado em torno dessa questão?
  5. Daqui a seis meses, como você vai pensar sobre essa questão/tema?
  6. O que está te ajudando? O que está te impedindo?

Para esse processo de coaching em grupo usando essas 6 perguntas poderosas, você pode fazê-las a todo o grupo e, claro, uma de cada vez. Vou te fornecer algumas maneiras em que pode aplicá-las, mas não é regra, ok?

Você mesmo pode criar a sua forma de aplicação conforme o ambiente em que se encontra. Tente ser sensível quanto a forma de abordar o grupo, pois cada equipe se mostra distinta.

Pode haver situações em que a aplicação será direcionada de forma muito específica, dependendo do entrosamento de um grupo ao outro. Por isso, tenha sensibilidade de perceber.

Das maneiras que você pode aplicar, destaco as seguintes:

  • Faça as perguntas individualmente levando-a a analisar sobre a questão.
  • Reflita na resposta de cada um as anote em cada sessão.
  • Discuta a questão no grupo (especialmente, se você tiver entre 3 a 6 membros).
  • Dê a sugestão de cada membro ser um “espelho” na frente de outro a respeito da área que estão discutindo. Caso eles estejam interessados, aplique.
  • Discuta as questões em pequenos grupos ou de 3 em 3 usando o espaço da sala ou outro local mais privado.
  • Promova a reflexão antes das respostas.
  • Incentive a falar com sinceridade e estimule a confiança.
  • Apesar de ser bom explorar a fala, mas deixe 1 ou 2 perguntas para serem respondidas por escrito.

Agora que você possui essas 6 perguntas poderosas para aprofundar a consciência no seu grupo, não se limite a usar apenas elas.

Faça uma lista de outras 20 perguntas poderosas que você poderá usar para apoiar os membros do grupo em aprofundar a consciência em torno de um tema específico que você está trabalhando.

A partir disso, use uma ou mais perguntas poderosas com a sua equipe. Após essa experiência, avalie como está sendo a cada sessão de coaching em grupo.

Para isso, pergunte-se: O que percebe sobre o seu impacto mediante as perguntas feitas para a equipe? Quais as perguntas que soaram mais pesadas e leves? Quais as que mais deram bons resultados, ou seja, que os membros responderam com entusiasmo, sem bloqueios?

E esteja ciente que, aprofundar a consciência é uma das 11 principais competências do coaching em grupo. Sendo assim, é de fundamental importância abordá-la com dinamismo, seriedade e deixá-los totalmente à vontade para respondê-las com sinceridade.

Quanto tempo você está investindo em seu coaching em grupo com seus clientes ao que concerne o aprofundamento da consciência? Tem dado uma atenção a essa abordagem? Você precisa melhorar? Se autoavalie!

Espero que essas 6 perguntas poderosas tenha lhe ajudado a refletir sobre o impacto que causará a todos os membros com o objetivo de fazê-los buscarem as respostas dentro deles.

 

Wilton Neto – Após 21 anos no mundo corporativo, decidiu trocar uma carreira estável para buscar o reconhecimento profissional em outra praia, o coaching. Para alcançar o sucesso no coaching, Wilton entendeu que não bastava ter como missão a transformação das pessoas, ele precisava ter isso como um objetivo, a quantidade de pessoas que ele iria transformar e foi assim que ele alcançou sucesso em todos os nichos que atuou, acumulando a marca muito expressiva de mais de 5 mil horas de atendimento transformando diretamente a vida de centenas de pessoas. Para sair da casa de centenas para a casa de milhões de pessoas transformadas, Wilton decidiu ajudar os coaches e montar uma legião de Agentes Humanos que ele preparará para impactar 3 milhões de pessoas até 2020.

 

mais artigos de Coaching em Grupo