Desmistificando o Coaching em Grupo

Podemos dizer que ajudar o cliente a superar suas barreiras e desafiar seus medos está entre as principais funções dos Coaches, mas, apesar disso, nós convivemos com nossos medos. É o medo de não dar certo na profissão, o medo de fazer um alto investimento, o medo de não conquistar os resultados desejados, entre tantos outros. E um desses frequentes é o medo do Coaching em grupo.

Esse medo é construído com base na falta de conhecimento e preconceitos. Preconceito mesmo, na origem da palavra. Tirar um conceito sem antes conhecer. Por isso, é preciso desmistificar o Coaching em grupo e mostrar que essa é apenas mais uma forma de atendimento que você pode adotar, mesmo que você nunca atendeu cliente individual ou até mesmo você que não tem experiência em conduzir grupos. Porque existe um método, um passo a passo para montar e entregar o seu coaching em grupo.

Um dos primeiros pontos que assusta o Coach é que ele precisa ser muito mais ativo no modelo em grupo, enquanto é atua como um condutor no modelo tradicional de atendimento. Mas isso não quer dizer que é mais arriscado apostar neste modelo. Muito pelo contrário! Ele possui resultados incríveis.

O sucesso das sessões do Coaching em grupo está diretamente relacionado ao planejamento para oferecer a melhor base possível aos seus Coachees. Somente esse processo pode definir a qualidade de um grupo. É justamente a falta de planejamento que faz muitos grupos fracassarem e não conquistarem os resultados sonhados.

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É preciso responder algumas perguntas antes de oferecer o seu programa em grupo, como: quais os objetivos do meu grupo?; quem se interessará por este programa?; o que eu posso oferecer?; qual conteúdo servirá de base para as discussões?; quantas pessoas eu pretendo atender?; ele será em modelo presencial ou virtual?; como as pessoas se inscrevem?

O principal ponto para desmistificar os grupos é responder essas questões. Elas são responsáveis por te mostrar todos os resultados que serão oferecidos aos seus Coachees e nortear seu caminho durante todo o processo. Somente essas respostas podem deixar tudo mais claro e mostrar como o grupo é muito mais simples de ser implementado do que nossas crenças nos levam a ver.

Além disso, essas respostas também serão relevantes para encontrar as principais vantagens para seus clientes no modelo de grupo, que podem ser muito maiores do que no atendimento de um para um.

Uma das principais vantagens está na troca de conhecimento. Enquanto o atendimento tradicional está diretamente ligado à experiência pessoal do Coachee, todos compartilham suas experiências e cada um pode aprender com o outro no modelo de grupo. O potencial de aprender e ajudar outras pessoas é impactante e a interação faz com que eles se tornem uma incrível comunidade.

Eu já tive grupos de Coaching em que os membros continuaram amigos e promovem encontros frequentemente, mesmo após o fim do processo, para continuarem compartilhando suas experiências e buscando cada vez mais resultados.

Esse sentimento de união em torno de um resultado igual ou semelhante faz com que todos se esforcem para buscar os resultados planejados. E um outro fator que contribui para essa constante evolução é a “cobrança”. O Coach é a única pessoa para quem o Coachee deve prestar contas no processo tradicional. Nos grupos, os seus resultados são compartilhados com todos e isso motiva para que ele possa impressionar e não decepcionar as pessoas com quem compartilha uma batalha diária.

A maior responsabilização é um dos pontos que mais diferencia o atendimento de um para um do um para muitos. Muitos Coachees se sentem muito mais motivados quando está trabalhando em conjunto com outras pessoas. Isso porque essas pessoas não tem um senso de liderança natural. Por isso, precisam estar dentro de um grupo para encontrar os resultados que procura. Elas precisam de uma “pressão” boa e “cobrança” permanente para que cumpram as tarefas. E podemos dizer que essas pessoas representam maior parte do cidadão médio brasileiro.

E não é apenas o Coachee que tem uma maior responsabilização. O Coach também precisa ser mais ativo quando está trabalhando com o grupo. É preciso conduzir a sessão para que ela tenha um foco e preparar um conteúdo base que transmita algum tipo de aprendizado para os seus clientes. Isso porque o grupo funciona de forma diferente. É preciso trazer algum conteúdo base de tema relevante para que levante uma reflexão, discussão e consequentemente a transformação.

Junto dessa maior responsabilidade e “intromissão” do Coach no grupo, surgem muitas outras vantagens. A principal delas é impactar e transformar muitas pessoas. Eu acredito que o maior sonho de todo Coach é impactar o maior número de vidas possível. Este é o meu pelo menos. E os grupos permitem impactar muito mais pessoas em muito menos tempo. Enquanto você dedica uma hora para apenas uma pessoa no modelo tradicional, é possível dedicar pra cinco, trinta, cem ou mil nos modelos de grupo. Tudo depende da sua proposta.

Os grupos também valorizam a hora de trabalho do Coach. Normalmente, a sua hora de trabalho está diretamente ligada ao valor que você cobra de seu cliente. Se o atendimento dura 1h e você cobra R$200, a sua hora de trabalho vale R$200. Porém, se você cobra R$100 de cinco pessoas para participar do seu grupo, aquela mesma hora passa a valer R$500.

Essas nuances do Coaching em grupo trazem muitas vantagens para os profissionais e é, somente através dessas nuances, que podemos desmistificar o Coaching em grupo e escolher qual será o melhor modelo para o que você deseja implementar. E essa desmistificação é imprescindível para que possamos quebrar barreiras, superar nossos medos e impactar cada vez mais pessoas.

 

Wilton Neto – Após 21 anos no mundo corporativo, decidiu trocar uma carreira estável para buscar o reconhecimento profissional em outra praia, o coaching. Para alcançar o sucesso no coaching, Wilton entendeu que não bastava ter como missão a transformação das pessoas, ele precisava ter isso como um objetivo, a quantidade de pessoas que ele iria transformar e foi assim que ele alcançou sucesso em todos os nichos que atuou, acumulando a marca muito expressiva de mais de 5 mil horas de atendimento transformando diretamente a vida de centenas de pessoas. Para sair da casa de centenas para a casa de milhões de pessoas transformadas, Wilton decidiu ajudar os coaches e montar uma legião de Agentes Humanos que ele preparará para impactar 3 milhões de pessoas até 2020.

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