Sessões de Coaching em Grupo: As 6 Perguntas Essenciais

Aprenda a fazer 6 perguntas na sessão de coaching em grupo para ter foco, fortalecer a conexão entre a equipe, trabalhar a construção do negócio, estabelecer prioridades e sobre gestão do tempo!

Ao trabalhar com coaching em grupo, você nota que há grandes possibilidades de aprendizagens em diferentes esferas de atuação no mercado. E é nisso que reside a chance de você adquirir uma ampla visão sobre áreas adaptando a realidade de cada um, inclusive, a sua.

Sendo assim, é fácil perceber que muitas dessas pessoas encontram respostas a diversas situações por meio do coaching de grupo. Você, provavelmente, ao participar de um pode saber muito bem como funciona, não é mesmo?

Às vezes, quando você está em busca de uma direção, ali no coaching em grupo é abordado um assunto que vai ao encontro da sua necessidade e acaba por se resolver sem muito esforço, pois a visão de várias pessoas faz despertar esse problema solucionando da maneira mais eficaz e concisa.

É por essa razão e outras que vale a pena participar da sessão de coaching em grupo. Sabe por quê? Porque a sua visão segue para uma dimensão jamais vista levando a olhar por novos horizontes possibilitando encontrar uma resposta plausível que, com apenas uma pessoa, ficaria bem mais limitada.

Se você ainda não conhece como se desenvolve e quais as vantagens de trabalhar com coaching em grupo, queremos apresentar um post que escrevemos sobre esse assunto e que vai te ajudar a pensar como é interessante fazer parte de um.

Veja também

Então, acesse O que é coaching em grupo e quais suas vantagens para entender melhor sobre essa potencialidade que tanto te beneficia como todo o grupo.

Sobre a sessão de coaching em grupo

Em meio a esse grupo é preciso que, assim como de forma pessoal ou individual, a conversa possa seguir um roteiro organizado, diretivo e bem planejado. Afinal, são algumas pessoas ali que se interajam e estão constantemente ansiosas para buscar resultados contundentes.

Para isso, as perguntas tornam essas horas, momentos fundamentais, pois são por meio delas que você terá uma direção certa e objetiva direcionada a sair dali, com respostas. Sendo assim, essas perguntas devem ser bem elaboradas e irem direto ao ponto, sem enrolações.

Cada minuto com o grupo precisa ser bem aproveitado, certo? O tempo é algo que precisa ser usado a seu favor e é você quem determina o rumo da sessão de coaching orientando e controlando.

Para te ajudar nisso, vou te fornecer 6 perguntas com as quais você pode usar em sua sessão de coaching. O objetivo dessas perguntas é para que você possa focar no que realmente importa, sem ficar perdido no tempo, assunto ou desorientado sem um cronograma.

6 perguntas para ter foco no coaching em grupo

Estas 6 perguntas abaixo vai te orientar a fazer uma abordagem assertiva. O objetivo delas é manter o seu grupo focado e saírem realmente dali sabendo do propósito desse encontro.

Veja abaixo e descubra como ter foco usando 6 perguntas simples na sua sessão de coaching em grupo.

1. O que é importante para você agora?

2. Como você enxerga o sucesso? O que ele parece para você?

3. Quem pode ajudá-lo a se concentrar nesse assunto?

4. O que você não precisa dizer para ser bem sucedido?

5. Se você ver uma imagem a alguns metros, o que mais você consegue manter o foco?

6. Para que você se mantenha em foco, o que precisaria tirar ou adicionar em sua vida?

6 perguntas para treinar a conexão com o grupo e equipe

A conexão com o coaching em grupo é de suma importância para criar confiança e segurança entre os membros. Por isso, estas 6 perguntas visam atingir esse objetivo e deixar que todos se sintam bem confortáveis para falar, discutir e interagir com mais liberdade.

1. O que cada um traz consigo é exclusivo para esse grupo?

2. Que forças são trazidas de forma individual? E no coletivo? O que se sobrepõem? Quais lacunas existem?

3. Qual a maior ligação que une cada um de nós em conjunto?

4. O que é importante sobre os nossos valores compartilhados?

5. Como enxergamos uns aos outros?

6. O que cada um de nós necessita um do outro?

6 perguntas para a construção de negócios

Para o grupo que possui membros voltados a negócios como empresários, profissionais, líderes institucionais e corporativos e todo esse universo, estas perguntas podem ajudar a direcioná-los ao que importa dentro do seu campo de atuação. Confira abaixo!

1. Qual é a maior oportunidade que se apresenta agora para o seu negócio? Como poderia maximimar e potencializar isso?

2. Qual a sua prioridade n° 1 para esse mês? Para o trimestre?

3. Se você soubesse que seu negócio iria crescer, onde colocaria a sua maior atenção e seus recursos?

4. Qual o seu maior desafio nesse momento? Para o quê você precisaria dizer “não”?

5. O único projeto em sua lista de tarefas que precisaria ser concluída este mês é…?

6. Neste mês, onde você quer colocar mais atenção? Que área ou setor?

6 perguntas sobre prioridades e gestão do tempo

Esses dois temas, prioridades e como gerir o tempo, pode ser uma das maiores dificuldades que todo coach possui ou para quem trabalha com coaching em grupo. O equilíbrio, nesse caso, é fundamental para que as sessões não se estendam demasiadamente.

Com isso, se você focar nestas 6 perguntas, poderá manter o clima em harmonia e totalmente organizado e controlado. Veja a seguir!

1. Quais são as suas principais prioridades? Relacione entre 3 a 5.

2. O que realmente importa para você agora?

3. O que, se não for tratado, pode gerar um impacto significativo?

4. Qual é a coisa mais rápida que você pode fazer para tirar algo que esteja atrapalhando?

5. O que você definiria como “NÃO” nesse momento de sua vida?

6. Quais são os seus próximos passos mediante essa questão anterior?

Você descobriu 6 perguntas para fazer na suas sessões de coaching de grupo e para cada área de atuação, especificamente. Espero que possa ter te ajudado em como conduzir a sessão de coaching e até mesmo criar outras perguntas, a partir dessas. Seja criativo!

 

 

Wilton Neto – Após 21 anos no mundo corporativo, decidiu trocar uma carreira estável para buscar o reconhecimento profissional em outra praia, o coaching. Para alcançar o sucesso no coaching, Wilton entendeu que não bastava ter como missão a transformação das pessoas, ele precisava ter isso como um objetivo, a quantidade de pessoas que ele iria transformar e foi assim que ele alcançou sucesso em todos os nichos que atuou, acumulando a marca muito expressiva de mais de 5 mil horas de atendimento transformando diretamente a vida de centenas de pessoas. Para sair da casa de centenas para a casa de milhões de pessoas transformadas, Wilton decidiu ajudar os coaches e montar uma legião de Agentes Humanos que ele preparará para impactar 3 milhões de pessoas até 2020.

 

mais artigos de Coaching em Grupo