Aprenda a ter pensamentos eficientes. Uma das ideias centrais da PNL é pensar positivamente.
Devemos dizer o que queremos, não o que não queremos. Muitas vezes pronunciamos palavras que não correspondem com o que desejamos, por exemplo: "queria ficar no azul, não no cheque especial" - prefira dizer: "Quero ficar sempre no azul". Outro pensamento negativo: "Não vou mais pensar naquela pessoa". Diga: "Vou esquecer aquela pessoa" ou "não quero engordar". Diga: "quero manter a forma".
As palavras saem de nossas bocas como se fossem mágicas, quando pronunciamos, damos força para a sua concretização.
As palavras trazem mensagens sejam positivas ou negativas, abrem possibilidades. Quando falamos, por exemplo: "não encontrei ainda meu emprego ideal". Fica claro que isso é passageiro. Se falássemos de outra forma, exemplo: “não consigo encontrar emprego, estou há muito tempo procurando e nada”.
Fica claro que é algo eterno, que é muito difícil conseguir emprego.
Outras vezes o sentido da palavra muda, ao dizermos a palavra ”tentar", é como se não fossemos conseguir, assim interpreta o nosso cérebro, então substitua por "experimentar", é fácil, basta praticar. Exemplo: "eu vou experimentar praticar esportes diariamente“.
A palavra "difícil" é uma expressão que bloqueia e paralisa. Prefira dizer "desafio", exemplo: "será um grande desafio jogar futebol esse final de semana". Ao modificar a forma de falar e conduzir o seu pensamento estará automaticamente criando novos programas mentais.
Esses processos serão armazenados em sua memória. No decorrer do tempo, sem que você perceba, terá criado um novo condicionamento saudável com benefícios e resultados satisfatórios.
Observe que a maioria das pessoas que possuem dificuldades de emagrecer por colocarem empecilhos no processo de emagrecimento, tanto no aspecto genético, como alimentar, nos processos adquiridos por algum distúrbio emocional, a ser investigado ou diagnosticado, problemas de toda ordem em geral.
De qualquer forma, são maus hábitos, maus condicionamentos, e dificuldade de encontrar soluções adequadas ao seu tratamento na fase inicial da obesidade.
Utilizando-se dos recursos disponíveis da PNL, é possível modificar a conduta, os hábitos, os condicionamentos, os programas mentais e encontrar os resultados que satisfaçam ou tragam soluções adequadas e benefícios ao individuo.
A programação neurolinguística (PNL) é um método de comunicação que podemos usar com os outros ou com nós mesmos. Ela nos ajuda a modificar comportamentos para atingirmos nossos objetivos.
Segundo O’Connor (1944, p. 1), a PNL estuda talento e qualidade, os seus métodos podem ser ensinados a outros para que eles também possam obter a mesma classe de resultados.
Ele denominou esse processo de modelagem. Para modelar é preciso estudar as nossas experiências, como pensamos, nossos valores, crenças e como criamos nossos estados emocionais. De que forma construímos o nosso mundo interno a partir de nossa experiência e lhe damos significado.
Todo pensamento é um programa, portanto, cuidado, estamos pensando o tempo todo, estamos fazendo programações o tempo todo, seja bom ou ruim. Tudo o que pensamos são programas mentais. De que forma você está programando a sua mente diariamente? Quais são os programas mentais que você está enviando para o seu cérebro?
Lembre-se: os programas mentais são como raios, eles viajam pelo nosso pensamento nas nossas correntes elétricas, mas depois vão para as nossas células comunicações, mensagens, que se transformam em uma química maravilhosa.
Essa transformação irá para nossa corrente sanguínea e para outras células. É uma comunicação rápida, eletrizante e elas se comunicam muito rápido uma com as outras.
Seja positivo ou negativo o programa que foi executado, a reação ou o resultado da química dependerá do que foi pensado, enviado ao seu cérebro, que por sua vez também entrou em contato com sua memória, se comunicou com arquivos que estavam armazenados, é um processo rápido, seja para defendê-lo, para ter ação, mas o objetivo é responder ao programa que foi executado o mais rápido possível para a sua proteção.
O resultado que você deseja só depende de você, quando você muda, tudo em sua volta muda também, tudo é conseqüência de vibrações energéticas que estamos emitindo com nossos pensamentos. Somos energia, tudo em nossa volta é energia também. Uma sugestão: abrace uma árvore e sinta a sua energia.
Quando estiver abraçando, feche seus olhos, apenas sinta a energia, imagine seus pés entrando na terra, se transformando em raízes, você se transformando em uma árvore forte e bonita como a que escolheu. Dê preferência a uma árvore forte e bonita.
Fique por lá pelo ao menos uns vinte minutos. Concentre-se. Preferencialmente fique descalço. Inspire e expire profundamente. Sinta sua respiração. Crie esse elo com a árvore.
Imagine-se forte, saudável, calmo, tranquilo, equilibrado, preparado para enfrentar todos os desafios, que as soluções irão aparecer com facilidade, que você é inteligente, que você é poderoso, que você é uma pessoa de sorte, que você é alegre, tem bom humor, sabe lidar com as pessoas, tem boa energia, é amável, e faça muitas afirmações positivas a seu respeito, imaginando-se poderoso, tanto quanto aquela árvore, afinal ela é pau para toda obra e nos dá o melhor de si sem reclamar, sem nada dizer, não é mesmo? Aproveite esse momento, dê o melhor de si, leve com você o melhor que ela pode te dar e relaxe.
Aos poucos vai voltando, imaginando-se você mesmo, se vendo normal, vendo seus pés e todo seu corpo, agradeça a árvore pelo bem enorme que ela te proporcionou e curta esse momento.
Você acabou de fazer um exercício mental e ao mesmo tempo, uma programação mental que trará resultados positivos, gerenciando suas emoções, promovendo qualidade de vida e bem-estar.
Paz e luz para você.
Polimento do Ser