Inglês para viagem – Dicas para não passar aperto

Viajar é tão bom, mas tão bom que muitas pessoas se aventuram sozinhas pelo mundo, pegam a sua mochila, escolhem seu destino e vão embora em busca de diversão e aventura. Mas, geralmente este sonho e essa vontade enorme de viajar para algum outro país é deixado de lado simplesmente pelo fato de não saberem falar muito bem o inglês.

Nestes casos a fluência nem é o grande problema, porque muitas e muitas pessoas viajam sem saber uma só palavra em inglês. O problema que as pessoas enfrentam é a insegurança na hora de se comunicar com os nativos, o medo de não saberem se expressar e se fazerem entendidos e também não entender o que eles falam, outra grande terror é a imigração. Se eu não sei falar inglês como vou fazer na hora de passar pela imigração?

Uma coisa eu te digo, todos esses problemas podem ser superados, quando a gente viaja sempre encontramos um brasileiro que poderá nos ajudar, podemos levar um guia de bolso, um tradutor e no final das contas tudo da certo.

E para superar tudo isso basta seguir algumas dicas simples, pelo menos, você vai ficar mais preparado para enfrentar estes desafios durante a viagem.

Insegurança por não dominar o inglês

Apesar daquela enorme vontade de viajar para fora do país e conhecer lugares lindos, descobrir novas culturas, as vezes bate aquela insegurança quando o assunto é falar inglês. Esta é uma grande dificuldade que as pessoas tem quando não tem domínio nesta língua e assim acabam adiando ou até mesmo desistindo de viajar.

Outras não tem nenhum problema com isso e viajam assim mesmo, procuram fazer um curso básico de inglês ou até mesmo aproveitam momentos antes da viagem para aprender inglês rapidamente e vão embora. Mas se você precisa ter mais segurança na hora de viajar, deixo aqui algumas dicas que podem ser muito úteis.

– planeje seu roteiro com antecedência e pesquise os lugares que você quer visitar. Se vai pegar metrô, por exemplo, saiba todos os nomes das estações, onde você vai descer e qualquer outra informação que julgar importante. Leve um guia de bolso.

– em muitos lugares você vai encontrar muitos brasileiros que vão ter o maior prazer de te ajudar.

– antes de viajar, faça um curso de inglês intensivo e procure aprender termos especificios sobre viagem. Se não de para fazer um curso por qualquer motivo, você ainda pode aprender inglês sozinho, na internet você vai encontrar muito material gratuito e até de boa qualidade.

Sobre aprender termos específicos, seguem algumas palavras e frases que podem ser uteis no aeroporto:

Airport: aeroporto
Airline: companhia aérea
Flight reservation: reserva de voo
Boarding pass: cartão de embarque
Gate: portão
Flight closed: Voo encerrado
Baggage/ luggage: bagagem
Immigration control: controle de imigração
Immigration officer: fiscal de imigração
Go through customs: passar pela alfândega
Seat: Assento
Arrivals: Chegadas
Departures: Saídas

– use mimica, qualquer um vai te entender. Já vi muitas pessoas usando esta técnica para se comunicarem e se saíram muito bem.

– leve com você muitas figuras de restaurantes, hoteis, algum ponto turístico, taxi, e se precisar apenas aponte o dedo e mostre pra alguém o que você precisa. Isso funciona muito bem.

– tenha em mãos um dicionário para você traduzir algumas palavras ou frases que encontrar pelo caminho. Uma boa ideia também é baixar no seu celular um tradutor.

E por último, saiba que todo mundo paga mico, e se você escorregar no inglês em algum momento, use isso como aprendizado e bola pra frente, pode ser até divertido.

Tome estes cuidados e relaxe, com a certeza que tudo vai dar certo.

Timidez

Imagine a cena: você está em outro país, querendo conhecer tantos lugares quanto possível e aproveitar ao máximo sua viagem, mas você não fala tão bem o idioma e assim fica com vergonha de perguntar as pessoas como chegar a um determinado lugar.

A timidez realmente atrapalha e nos impede de interagir com as pessoas, mesmo quando pedir uma informação seja essencial para nós naquele momento. Você poderia aproveitar muito mais sua viagem se não fosse a timidez, além de fazer, quem sabe, novas amizades.

Já reparou a postura corporal de uma pessoa tímida em relação a uma pessoa confiante? O tímido estará mais cabisbaixo, fazendo poucos movimentos, com o olhar abaixo da linha do horizonte…. agora repare a postura de uma pessoa confiante. Ela anda com o corpo mais ereto, olha no olho, tem o peito mais estufado para a frente… e por ai vai. Se você não sabe, mente e corpo fazem parte do mesmo sistema, se você que é tímido, assumir uma postura de uma pessoa confiante, é impossível sentir timidez e ter pensamentos de pessoas tímidas. Faça o teste da próxima vez que for falar com alguém e adote a postura da pessoa confiante, isso vai te ajudar muito a superar a timidez.

Antes de viajar, treine algumas frases especificas que você terá que falar durante a sua viagem, vai treinando com amigos, em frente ao espelho, até se sentir mais seguro.

Faça um curso de inglês para iniciantes para que você possa aprender pelo menos o básico da língua.

Escute muitos áudios em inglês, que seja de fácil compreensão, isso vai te ajudar a se expressar melhor e com mais facilidade.

Se você tem um professor de inglês, peça ajuda em alguns termos específicos de inglês para viagem.

Se cometer algum erro, não seja tão duro com você, encare com naturalidade e saiba que todas as pessoas do mundo erram também, não se compare com ninguém e siga no seu ritmo.

Você também pode fazer um curso de inglês e aprender o idioma em 30 dias.

Medo da imigração

Passar pela imigração se tornou o grande pesadelo daqueles que querem viajar para outro país. Por não saberem falar inglês fluente as pessoas ficam inseguras sobre como se virar nesta situação.

Antes de passar na imigração tenha em mãos todos os documentos que julgar importantes, como passaporte, formulários, passagens, etc Você vai precisar.

Treine a frase “Sorry, I don´t speak English”, os agentes podem providenciar um tradutor.

Você pode ir se familiarizando com algumas perguntas que podem ser feitas:

– What is the reason of your visit? – Qual a razão da sua visita?
– Where are you staying? – Onde você vai se hospedar?
– How much money in cash are you bringing with you? – Quando de dinheiro em espécie você está trazendo?

O mais importante é ficar tranquilo, até porque falar inglês não é obrigatório para você entrar no país.

Viajar para outro país sem dominar o inglês não é um bicho de sete cabeças, muitas pessoas fazem isso, podemos nos preparar para as diversas situações e viajar com tranquilidade e segurança. Faça um curso básico, treine palavras e frases específicas que você sabe que poderá precisar e que vão turbinar o seu inglês para viagem, leve um guia de bolso, um aplicativo no celular para te ajudar na tradução, enfim, aproveite todas estas dicas e boa viagem.

Giordani Siqueira

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais