Ferramenta de Valores Parte 2 | Ferramentas de Coaching Geronimo Theml

 
Transcrição
Faaala coach, eu sou o Gerônimo Theml, idealizador do programa profissão coaching e do ferramentas de coaching. Seja bem vindo e este é o video numero 2 de uma sequencia de 3 onde estou te ensinando o passo a passo para aplicar a ferramenta de valores.

Já falei no video 1 que os valores governam nossas decisões, os valores comandam o que a gente vai decidir. O que estou te explicando neste video 2 é como aplicar esta ferramenta em si. Vou te falar o passo a passo dela.

Veja também

Este modelo, é como se fosse uma folha de A4, só que ao inves de ter 10 valores ela vai ter uns 25 valores. Porque eu cheguei neste modelo de aplicação? Primeiro eu aplicava a ferramenta assim: eu chegava pra pessoa e dizia: cara, qual são seus principais valores? Eu explorava com a pessoa seus principais valores. Eu comecei a observar que os valores eram sempre os mesmos como segurança, honestidade, justiça eram sempre os mesmos porque a forma que eu conduzia era muito linear. Depois eu peguei uma ferramenta que tinha um monte de valores em ordem alfabética, amor, amizade… e eu percebia a mesma coisa. Como os valores estavam sempre na mesma ordem  vinham sempre os mesmos valores. Eu dizia, cara, eu preciso aplicar a ferramenta de valores diferente. E eu comecei a testar e cheguei nesse modelo. O que este modelo tem de diferente? Primeiro, ele não é simetrico, ele é assimetrico. Os valores estão fora de ordem assim seu cliente ou coachee, quando se autoaplicar esta ferramenta você não vai construir uma logica, quando você olha pra folha não necessariamente você vai ver este aqui, depois este aqui, vai bater o olho no meio, olhar primeiro estes valores, depois trazer o olho mais pra esquerda, e é isso que eu quero. Eu quero que você quebre o padrão com teu coachee para que você tire os melhores valores dele. Essa é a ferramenta que eu aplico hoje em dia com meus coachees.

Seguindo nesta direção, qual é o seu primeiro passo? É explicar pro teu coachee porque ele precisa saber de valores. Ele precisa entender o que você vai fazer, porque ele tem que entender quais são os valores deles, eu te expliquei isto no video 1.

O segundo passo é botar esta folha na frente do seu coachee e vai dizer: cara quero que você agora circule os valores que tem mais relação com você. Você pode usar uma música, existem algumas musicas que ativam algumas áreas do cerebro, com alguns estudos que mostram com alguma clareza que existe mesmo essa ativação, então você pode pesquisar na internet e achar uma musica nesse sentido. Cara circula o que fizer sentido para você. E ai, normalmente, quando estou aplicando essa ferrametna de valores presencialmente eu falo: vou pegar um cafe expresso, vou pegar uma agua, deixo ele olhando pra aquilo ali, entende, eu não quero guiar ele desde o primeiro momento, deixo ele olhando pra aquilo ali.

Ele vai começar a circular os valores que fazem sentido pra ele, ai eu vou e pego uma água, pego um café, volto pra mesa e ai continuo acompanhando ele ali, depois de ter feito isso. E ai, como que vai fazer. Ele vai olhar aquilo ali, de vez em quando vai tirar alguma duvida contigo, vai perguntar sobre um valor,  e ai ele vai circulando. Vamos imaginar eu. Pra mim o valor muito importante é desafio, eu preciso me sentir desafiado o tempo todo, honestidade, qualquer coisa que afronte a honestidade me atinge muito, respeito, contribuição, larguei meu emprego público porque não me sentia contribuindo tanto, como coach eu me sinto. Qual é o teu objetivo neste momento, atenção, você vai deixando ele circulando, teu objetivo é achar de 5 a 10 valores que ele circule. Você pode dizer pra ele neste momento: cara, o que não tiver nada a ver com você, já pode riscar. Eu Gerônimo, não preciso de reconhecimento, mas gosto de individualidade mas não muito, fama é legal, não é muito a minha cara mas estou botando só pra gente entender aqui. Sucesso já tem mais a ver comigo do que fama, então já vou riscar fama. Você vai deixando ele riscar, se ele congelar, se ele parar voce mesmo vai explorando com ele alguns. Então seu objetivo neste momento é que ele circule de 5 a 10 valores, é isso que você quer com ele neste momento. E se ele circular mais de 10, Gerônimo? Vamos dizer que ele circulou 12 valores, tá tudo bem, 8, 10, 12 valores tá tudo bem, não tem problema nenhum porque você vai resolver isso na próxima etapa. Porque a próxima etapa fica mais claro pra ele. Ah, Gerônimo, ele só circulou 3. Não, ai a gente precisa explorar, se ele só circulou 3 valores a gente precisa no mínimo achar 5 valores. O que você vai fazer? Vai explorar com ele, vai começar a falar um a um, respeito, descreve pra ele o que é respeito, descreve o que é comprometimento com o próximo e vai explorando até ele deixar de 5 a 10 valores, 12 no máximo. Este é o próximo passo da ferramenta de valores.

Chegou em um número, chegou neste valor, já circulou, já riscou o que é, já riscou o que não é, agora a gente vai para o proximo passo da ferramenta de valores. O que vai acontecer? Você vai pegar estes 10 valores que ele circulou. Mesmo que ele não tenha riscado todos você vai riscar os que sobraram. Pra que? Pra ter mais clareza, pra ele ver com mais clareza. Agora, o proximo passo. Você vai transformar 7 estes valores em 5 valores. 5 é o mundo perfeito, 6 no máximo.

Por incrivel que parece agora é mais facil, sabe porque, porque agora ele tem um fator de comparação. Você vai dizer pra ele o seguinte: cara, comparando entre estes valores, quais parecem que gritam mais pra você, quais que parecem que são mais verdadeiros pra você. que fazem mais sentindo pra você. Quais os valores que são mais você. Pausa. Uma armadilha que pode acontecer agora. Você tem que explicar isso para o seu coachee, você pode explicar isso até no começo, tá, ou nesse momento agora, no começo talvez seja até o ideal. É o seguinte, tem um valor que é muito comum esta armadilha acontecer, que é o valor da organização. Você tem que alertar isso pra ele, a diferença enter eu quero ter isso e eu tenho isso. É o seguinte, o valor, quando você tem aquele valor, você sente muito mail por não estar preechendo ele. Cara, então por exemplo, eu estou aqui no estudio, se você olhar pra tras da camera, quem tiver o valor da organização vai ficar louco olhando pra isso aqui, da até vontade de virar a camera só para você ver, vai ficar louco olhando pro que tem ao reder deste estudio, pra quem tem o valor da organização. Eu gosto de organizado, mas eu não tenho o valor, eu não vou parar o video pra ir arrumar tudo. Uma pessoa com o valor da organização ela para a vida dela pra organizar, porque o valor comandam as nossas decisões. Então você tem que deixar claro para o seu coachee, pro seu cliente, ou pra você mesmo, que valor não é aquilo que você gostaria muito de ter, valor é aquilo que você tem, é tua essencia, se não acontecer aquilo você se sente mal. Eu, contribuição, eu fui advogado da união 14 anos, eu era muito infeliz como advogado da união, e o que aconteceu é que eu percebi numa sessão de coaching, com a minha coach da época, Fernanda Peris, eu como advogado não preencho meu valor de contruibuição. Por isso que eu odeio aquilo lá, eu não me sinto preenchendo.

O nosso próximo objetivo agora é transformar estes 10 valores em 5 valores. Porque é mais simples? Porque agora você vai fazer ele comparar um com o outro. Então relembrando, primeiro passo, você explica a ferramenta de valores. Segundo passo, bota na frente dele a folha e pede pra ele circular qual valor tem mais sentido pra ele, se ele marcar poucos valores você explora com ele, quando achar de 5 a 10 valores você risca os que ele não marcou pra ficar mais claro, e diz: cara, agora a gente precisa achar 5 que dizem quem você é. E ai, como você vai guiar ele? Pela comparação. O proximo passo da ferramenta de valores é pegar estes 5 valores e escrever na folha.

E agora vai ser o passo mais importante da ferramenta de valores, eu vou te explicar no terceiro video.

 

Ferramenta de Valores – Parte 1 – Parte 2 e Parte 3 – com Gerônimo Theml

Video 1: Ferramenta de Valores | Ferramentas de Coaching
https://portalcmc.com.br/ferramentas-de-coaching-valores-parte1

Video 3: Ferramenta de Valores | Ferramentas de Coaching
https://portalcmc.com.br/ferramentas-de-coaching-valores-parte3

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais