Ferramenta de Valores Parte 1 | Ferramentas de Coaching Geronimo Theml



Transcrição:

Faala Coach, eu sou Gerônimo, idealizador do programa profissão coaching e do site ferramentas de coaching.

O que eu vou te ensinar nessa sequência de vídeos é a ferramenta de coaching, é o passo a passo da ferramenta de coaching que não pode faltar em nenhum programa de coaching, que é a ferramenta de valores.

Eu vou te ensinar como aplicar a ferramenta de valores do jeito que eu aplico. Só para você entender, eu aplico realmente ela em todo o processo de coaching que eu atuo, eu aplico a minha ferramenta.

Veja também

Na verdade eu tive uma caminhada para chegar nesse modelo de ferramenta de valores. Primeiro eu usei um modelo que não dava certo, depois usei o modelo da instituição que eu me formei, eu também não achei tão legal e finalmente cheguei nesse modelo que eu vou te ensinar aqui que é o modelo que eu tirei o melhor, extrai o melhor dos meus clientes.

Mas vamos lá: porque que é importante você usar, aliás eu diria fundamental, porque é fundamental você usar uma ferramenta de valores do teu programa de coaching. Antes disso, em quais programas de coaching eu posso usar a ferramenta de valores? Em diria em todos. Hoje eu atuo como coach de produtividade e alta performance mas quando atuei como coach de concurso público, coach de relacionamento, coaching, life coaching tradicional pro cara achar foco pra vida dele, eu sempre usei a ferramenta de valores e continuo usando hoje pra coach de alta performance. E porque?!

Se você entender o seguinte, neste vídeo mesmo que você já tenha visto  esta ferramenta, fica comigo, que é o seguinte, você não precisa de um vídeo inteiro pra você virar um coach melhor. Você tirar uma única sacada uma única pergunta que eu te ensinei nesse vídeo já vai estar valendo a pena. Uma única pergunta que você muda a história da aplicação dessa ferramenta já vai valer a pena.

Então por que é importante saber a ferramenta de valores? É o seguinte, valores governam as nossas decisões, literalmente, você faz ou deixa de fazer alguma coisa conforme o seu conjunto de valores. E tem mais, a gente tem mais ou menos uns 5 valores principais que governam nossas decisões e eles são e hierarquizados.

Existe valor que manda no outro. Quer ver um exemplo? Só pra você entender a importância que eu tô te falando: vamos imaginar uma pessoa que tem o valor da honestidade em primeiro lugar e o da segurança em segundo lugar. A honestidade em primeiro lugar e a segurança segundo. E vou imaginar uma outra pessoa, uma pessoa 2, que tem ao contrário. Segurança em primeiro lugar e honestidade em segundo lugar. Beleza?!

Os dois têm valores de honestidade e de segurança no topo. Aí os dois perdem o emprego, os dois perderam o emprego deles. Beleza?! E aí chega uma pessoa e apresenta uma coisa assim meio esquisita pra eles: cara olha, só eu tenho aqui, é eu tenho aqui um negócio fazer não é totalmente legal mas também não é ilegal (até porque se fosse legal nenhum dos dois ia fazer. Porque os dois têm o valor da honestidade, beleza!) mas é uma coisa meio esquisita. O cara que tem um valor da honestidade em primeiro lugar, sabe que vai fazer? Não muito obrigado, não quero, eu perco o meu imóvel, eu perco eu tô morando, atraso a prestação, eu passo uma necessidade, mas eu não faço algo esquisito. Porque? Porque é que é o valor da honestidade dele que está comandando aquela decisão dele. Já um outro cara que tem um valor da segurança em primeiro lugar o que vai pensar? E se minha filha tiver que sair da escola, tirar minha filha de uma escola boa escola e colocar numa escola ruim, vou ter que, caramba, e se eu atrasar o plano de saúde e as dívidas que eu tenho… O que ele faz? Ele aceita porque o valor da segurança comandou aquela decisão dele. Olha que incrível!

Então os valores comandam as nossas decisões e o que acontece muitas vezes é que as pessoas tomam as suas decisões e acha estranho depois: porque eu fiz isso? Simples, porque é um valor que ela não estava presente comandou aquela decisão.

Então por que é importante você fazer valores em qualquer programa de coaching? Primeiro, pra você conhecer seu cliente. Se teu cliente tem, por exemplo, um valor de reconhecimento alto, o número um dele é reconhecimento, você tem que saber lidar com o cliente tem um valor do reconhecimento alto. É importante quando ele manda pra você uma tarefa que ele fez, você reconhecer ele por aquilo, para ele é importante aquilo. Outro cliente que tem como valor número um o desafio, você tem que achar durante o processo de coaching, uma forma de desafiar ele. Entende?! Valores é muito mais do que só para o seu cliente, é para você aprender a lidar com ele e pra ele também.

Vou dar um último exemplo antes da gente começar a falar da ferramenta propriamente dita. Vou dar um exemplo também de um outro cliente meu. O cliente meu, pra você ver como é que pode mudar a vida de uma pessoa, está fazendo coaching para concurso comigo. Na verdade estava indo fazer concurso e advogava tal mas ela acabou virou coach pra concurso. Quando a gente fez a seção de valores, ele descobriu que o valor número 1 dele era reconhecimento, valor número 1 dele era reconhecimento. Sabe o que ele falou pra mim: Gerônimo, você acabou de salvar o meu casamento. Gerônimo, as maiores brigas que eu tive com a minha mulher era porque, agora tendo, agora neste exato momento entendo, ele me dizendo né, que as maiores brigas que eu tive com a minha mulher é porque ela não me reconhecia, mas eu não entendia porque, eu me sentia mal. Por exemplo, uma vez na academia ela virou pro professor de academia dela e falou assim (eu não tô mencionando o nome, estou contando a história para fins didáticos, você não tem a menor ideia de quem seja e está tudo bem) e virou professor e falou: professor, trouxe mais um aqui. Porque ela falou mais um? Porque ela queria um desconto.

Ele falou: não sou mais um. E virou as costas e foi embora e o casamento dele quase terminou. Porque?  Porque ele não se sentiu reconhecido naquele momento. Quando ele aprendeu isso, que ele passou a fazer, quando a mulher dele fazia algo que ele se sentia mal, o que ele dizia para ela: cara olha só, você já sabe que o meu valor número 1 é o reconhecimento, quando você faz um negócio desse você não me reconhece. Então ele passou a lidar melhor com ele mesmo e passou a gerenciar melhor as crises desse valor.

Por isso que é fundamental que você faça uma boa sessão de valores com o teu coachee, para que você entenda ele e ele entenda você.

Normalmente eu faço a ferramenta de valores na seção 2. Eu tenho um programa de ferramentas de coaching onde eu ensino o passo a passo das minhas dez melhores ferramentas. E eu digo qual a que eu faço em qual ordem e a ferramenta de valores eu faço normalmente na seção 2.

Eu vou te ensinar agora, no próximo vídeo, exatamente como que você aplica essa ferramenta.

Ferramenta de Valores – Parte 1 – Parte 2 e Parte 3 – com Gerônimo Theml

Video 2: Ferramenta de Valores | Ferramentas de Coaching
https://portalcmc.com.br/ferramentas-de-coaching-valores-parte2

Video 3: Ferramenta de Valores | Ferramentas de Coaching
https://portalcmc.com.br/ferramentas-de-coaching-valores-parte3

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais