Nichos de Coaching: Áreas de Atuação do Coaching

Há diversos nichos de coaching para se trabalhar e em cada um deles você ainda pode encontrar diversos micronichos.

O Coaching possui diverso nichos e áreas de atuação, diante de uma grande variedade de segmentos, podemos citar dois grandes nichos, que são: Life Coaching e Executive and Busines Coaching.

1. Self/Life Coaching: Coaching voltado às necessidades pessoais.
2. Executive e/ou Business Coaching: Coaching voltado às necessidades profissionais.

Em cada uma dessas categorias existem outras subdivisões, que trabalham áreas mais específicas, como Coaching de Carreiras, Coaching de Liderança, Coaching de Performance, Coaching Financeiro, Coaching de Empreendedorismo, Coaching Esportivo, Coaching de Emagrecimento, Coaching de Relacionamentos, Coaching de Família entre outros.

Algumas vertentes do Coaching:

Coaching Pessoal

Esse nicho de coaching promove o desenvolvimento individual, auxiliando as pessoas a definirem melhor seus próprios objetivos e a traçar metas eficientes para atingi-los. Essa vertente do Coaching trabalha campos como relacionamento intrapessoal, saúde, espiritualidade e família.

O objetivo no processo de coaching é instigar o Coachee a conhecer mais a si mesmo, para que possa identificar suas habilidades e potencializá-las, usando-as em seu favor.

Veja também

Coaching Executivo

O Coaching Executivo compreende o desenvolvimento de lideranças, competências de gestão, melhora nas relações interpessoais, motivação, foco e desenvolvimento de equipes, preparação para promoção, além é claro, da aceleração dos resultados e do alinhamento sistêmico dos colaboradores à cultura organizacional.

Esse tipo de Coaching voltado ao desenvolvimento de executivos com habilidades diferenciadas e de Alta Performance têm sido cada vez mais contratados pelas empresas que precisam destes profissionais de alto nível para alcançar Resultados Extraordinários.

Coaching de Performance

Também conhecida como Coaching de Desempenho, essa subdivisão do Coaching tem como principal objetivo a descoberta dos bloqueios internos da pessoa e ajudá-la a superá-los.

A característica principal do Coaching de Performance é o autoconhecimento e o desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais para eliminar empecilhos identificados pelo próprio Coachee.

Coaching de Liderança

Essa vertente do processo tem o intuito de desenvolver a capacidade de liderar e de dividir responsabilidades com toda a equipe, tornando-a mais comprometida, motivada e eficiente. O principal objetivo é criar uma equipe que realmente trabalhe unida, com a capacidade de dar andamento em projetos, focando na solução e em obter resultados.

Coaching de Saúde – Health Coaching

O Health Coaching (Coaching de Saúde) é um desdobramento natural do Coaching de Vida, direcionado à elaboração de um plano de ações para enfrentar ou prevenir problemas de saúde. A meta mais comum num programa de Health Coaching é a perda de peso, normalmente combinando reeducação alimentar com um programa de exercícios físicos.

A função do Coach, nesse caso, é complementar: a dieta e os exercícios são prescritos por especialistas; o Coach vai trabalhar a motivação do Coachee para executar na prática estas atividades e para formar uma “cultura de saúde”; ele oferece apoio e estimula a busca de soluções para lidar com as resistências e dificuldades que surgem durante o tratamento.

Coaching de Equipe (Coaching Group)

Neste nicho de coaching o foco é alavancar a performance do grupo para atingir um objetivo comum de negócio. Pode-se ainda ampliar sua atuação, criando um ambiente onde os indivíduos podem ser Coaches entre si.

Direcionado para as questões que vão além da formação e funcionamento de uma equipe, foca em maximizar a capacidade de entrega da equipe.

O Coach neste cenário é um facilitador do processo de desenvolvimento de equipe de Alto Desempenho através de técnicas específicas que atuam em questões menos tangíveis do ponto de vista organizacional, mas que impactam diretamente a performance e a produtividade dos executivos.

A essência do Coaching de equipe é atuar nos alicerces que sustentam a existência de todo grupo, os contratos de relacionamentos. O Coach, conhecedor de processos grupais, atua nos três níveis de contrato: o explícito, o implícito e o psicológico.

Esta técnica permite neutralizar aspectos improdutivos e potencializar as Competências Relacionais® essenciais para o melhor funcionamento da equipe. A alta performance é resultado de um conjunto de competências usadas para garantir os propósitos específicos de existência do grupo.

Coaching de Carreira (Career Coaching)

Esta aplicação de Coaching possui uma vasta área de atuação, que pode ser citada nos seguintes âmbitos:

Planejamento: Inserção no mercado de trabalho, com destaque para jovens que recentemente concluíram o ensino médio ou recém-formados da faculdade, além de elaboração de sucessão e/ou promoção;

Transição: mudança de emprego, de cargo, de atividade ou até de área de atuação;

Treinamento: Para desenvolvimento e aquisição de novas habilidades necessárias para o ofício; etc.

Estas práticas promovem melhorias em sentido bilateral, ou seja, na pessoa e na organização em si (ao conseguir o emprego ou ao ser efetivado em suposto novo cargo), pois são responsáveis por:

• Direcionamento para aquilo que se faz sentido;
• Transformação de sonhos em objetivos;
• Aberturas para novas possibilidades profissionais;
• Elevação do nível de produtividade;
• Redução de absenteísmo e doenças ocupacionais; etc.

Coaching de Vida (Life Coaching)

O Coaching de Vida lida com todos os aspectos da vida do Coachee sejam estes pessoais, profissionais, familiares, a respeito da saúde, dos relacionamentos, em recursos financeiros, etc.

Este nicho de coaching abrange o ciclo da vida por completo, deixando clara a ideia de que somos um ser complexo e que temos a necessidade de nos desenvolver igualitariamente em todos os aspectos de nossas vidas para podermos alcançar nossos objetivos desejados.

Muitas vezes os Coaches de vida ajudam o Coachee no seu desenvolvimento profissional, porque a sua profissão é uma parte importante da sua vida, porém não se concentram totalmente no aspecto de que talvez a origem deste problema venha de sua relação com as pessoas, familiares, ou das finanças, etc.

Por isso, o Coach de Vida deve ser um profissional treinado para lidar com toda a diversidade da vida do Coachee.

Coaching Sucessório

O Coaching Sucessório é um processo de Coaching ligado ao plano de carreiras da empresa, desenvolvido para auxiliar as lideranças atuais a encontrarem novas metas desafiadoras e a prepararem seus sucessores.

Através deste processo, auxilia-se aos sucedidos a tornarem-se os sucessores de posições mais altas na hierarquia da organização ou a prepararem sua saída da empresa, buscando novas metas na vida ou novas formas de se relacionar com a empresa, no caso de empresas familiares. Além disso, ajuda os sucessores a se prepararem para assumir suas novas posições de liderança na empresa, contribuindo para a continuidade do negócio

Coaching para Universitários

Quantos são os questionamentos neste período, quantas dúvidas surgem, será que escolhi a área certa, será que estou no lugar certo, na profissão certa? Será que vou dar conta do recado? Serei reconhecido no mercado de trabalho? Será que vou obter sucesso? O que devo priorizar: sucesso, satisfação pessoal, qualidade de vida ou ganho financeiro?

O Coaching para Universitários trabalha as competências necessárias para os que pretendem conquistar um estágio, uma oportunidade de trabalho, empreender, abrindo seu próprio negócio ou trabalhando como autônomos.

Coaching de Relacionamento

Para aprimorar seu comportamento e promover mudanças no sentido de realização afetiva. O Coaching de Relacionamento é um processo direcionado para as ações e a realização de metas e desejos focados na vida afetiva e nos relacionamentos em geral.

Coaching Intercultural

O Coaching Intercultural tem como objetivo explorar assertivamente aspectos da diversidade cultural que interfiram na efetividade do executivo em suas atribuições.

Esse programa atende ao estrangeiro ingressante na nova cultura e também ao grupo ou time que está recebendo o novo integrante. Aspectos psicológicos das perdas e dos ganhos envolvidos na mudança, da compreensão dos aspectos simbólicos na comunicação, bem como da multiplicidade de emoções e expectativas criadas a respeito do novo país e da nova vida, fazem parte do enfoque desse programa de Coaching.

Coaching de Negócios

O Coaching de Negócios destina-se a pequenas e médias organizações que visam o desenvolvimento de seus colaboradores, ou ainda empreendedores com dúvidas a respeito de que rumo seguir em seus negócios, em potencial ou já existentes, sempre visando o aprimoramento de aspectos profissionais, em ambos os casos.

Taiza Amaral

mais artigos sobre Coaching