Inteligência Emocional é uma escolha de vida

O ser humano tem necessidade de se relacionar, independente com quem ou lugar que esteja, para que isso aconteça é necessário ter uma boa comunicação. Muitas pessoas tem bastante dificuldade em se relacionar e não percebem que isso acontece devido a sua falha na comunicação.

Quem não se conhece, tem dificuldade em se desenvolver na maioria das áreas, pois por não identificar e trabalhar suas emoções toma uma postura de auto defesa durante sua vida, consequentemente, o modo como se relaciona e se comunica se tornam falhos, sendo que em algum momento pode causar a auto sabotagem. O fato de cada pessoa ter um determinado perfil comportamental e uma história de vida única faz com que os comportamentos sejam distintos uns dos outros.

Trabalhar as emoções faz com que se entenda os porquês das limitações e fraturas emocionais. A partir destas percepções, trabalhar cada uma delas, é fundamental para o desenvolvimento comportamental e da inteligência emocional. Geralmente um profissional que é excelente tecnicamente ou um empresário visionário, sendo que ambos estejam em ascensão profissional, pode-se notar que em determinado momento começam a ter problemas com suas equipes, pares, clientes, fornecedores e pessoas de convívio mais próximo. Isso acontece, pois, algum gatilho foi acionado e pelo fato de não terem trabalhado suas emoções tem altos e baixos na vida pessoal e profissional.

Pessoas mais bem sucedidas são aquelas que se conhecem e se autodesenvolvem à medida que avançam em suas vidas.
O ser humano tem uma necessidade natural de estar sempre se desenvolvendo, se relacionando e aprendendo coisas novas, ou seja, tem a capacidade de ser flexível.

Todos nós somos feito de emoção, nossos sentimentos estão 100% alerta, mesmo quando estamos dormindo. Entender como eles funcionam e o que desperta cada um deles é a chave para o autoconhecimento e inteligência emocional.

Neste artigo, compartilho uma parte da minha experiência adquirida ao longo do tempo com os resultados de meus clientes. As mudanças são notáveis tanto na vida pessoal quanto profissional.

O objetivo deste artigo é mostrar como todos nós podemos ter um olhar diferente em relação aos nossos comportamentos e buscar aprender como adquirir inteligência emocional para ter uma vida mais saudável e com maior qualidade em todas as áreas da vida.

Daniela Mello Ferreira

mais artigos sobre Inteligência Emocional