Como ter motivação pessoal e se motivar na vida

Para alcançar nossos objetivos e nossos sonhos, sejam eles quais forem, precisamos ter motivação. E você pode aprender como ter motivação pessoal e como se manter mais motivado na sua vida.

A vida tem uma maneira engraçada de interferir no nosso caminho quando estamos indo atrás daquilo que queremos. Estas interferências muitas vezes nos distraem e nos impedem de continuar motivados a perseguir as coisas que realmente importam e até nos convence de que nada realmente importa.

Diante das dificuldades, acabamos por adotar uma atitude derrotista, sem entusiasmo e interesse, fazendo perder nosso senso de propósito. É neste momento que devemos ter mais motivação pessoal, para conseguirmos seguir em frente.

Mas não importa o que está acontecendo ao nosso redor, pois uma coisa é certa: nós podemos aumentar nossos niveis de motivação pessoal para alcançar tudo aquilo que queremos. Há muitas maneiras, muitas técnicas e excercícios de motivação, que você pode começar a aplicar hoje mesmo no seu dia a dia para conseguir o que deseja.

Aqui está o que você pode fazer para aumentar a motivação:

Encontre e viva a sua paixão: As pessoas mais felizes são aquelas que fazem as coisas que mais amam. Não é coincidência que elas sejam as pessoas mais motivadas também. Afinal, paixão e motivação andam de mãos dadas. Elas estão intimamente interligadas e deixam qualquer pessoa cheia de entusiasmo por tudo. Quando você encontrar e começar a fazer aquilo que realmente toca o seu coração você vai ver como a sua vida vai mudar e como você vai ter mais motivação no dia a dia.

Quase todas as pessoas bem sucedidas são muito apaixonadas pelo que fazem. Por que você acha que Lance Armstrong, apesar de ter sido diagnosticado com câncer terminal, ganhou 7 troféus consecutivos? Não é só porque ele se recusou a ceder à brincadeira cruel da vida, mas porque ele também é muito apaixonado pelo ciclismo. E essa paixão aumentou a sua motivação e o tornou um vencedor.

Não quer dizer que você precisa passar por alguma situação difícil na vida para encontrar aquilo pelo qual você é apaixonado. Na maioria dos casos, isso está bem na sua frente. Tenha um olhar mais atento e você vai perceber o que toca a sua essência, o que faz você vibrar.

Encontre o que pode provocar e manter seu entusiasmo. Em seguida, canalize todas as suas energias para essa coisa. Isso desencadeia motivação, produtividade e satisfação.

E quando você tem que fazer alguma coisa que não desperta o seu interesse e muito menos a sua paixão?

Em momentos como este, quando falta paixão, apenas ter um certo interesse será suficiente. Esteja interessado em tudo o que você faz, não importa o quão chato, tedioso ou absurdo possa parecer. Encontre um significado em tudo.

Até a coisa mais chata do mundo pode ter por trás algum valor para você. Quando você descobrir porque esta coisa que você está fazendo é importante, foque nisto e esqueça o resto. Você vai perceber que a motivação vai começar a aparecer. Esta é uma otima forma de aumentar a motivação quando você não gosta daquilo que faz.

Dito isso, sempre encontre motivos para ser feliz com as coisas que você faz, com os objetivos que está buscando, com os sonhos que você está tentando alcançar e com a vida que está tentando viver. Nunca perca de vista a felicidade e nunca a deixe escapar.

Mantenha um nível elevado de energia. O mero ato de sorrir para você mesmo pode recarregar sua energia. Não ter energia quase sempre assegura que você não se sinta tão motivado quanto você precisa. Sempre aproveite o tempo para recarregar-se – dormir, comer, respirar, relaxar e descansar. Faça o que for preciso para manter sempre sua energia em alta, assim você terá muito mais motivação.

Aja como se você fosse a pessoa mais motivada do mundo. Este é um poderoso exercício de motivação. Ao agir como uma pessoa motivada, você vai começar a sentir motivação e tudo ficará mais fácil. Se pergunte: como uma pessoa motiva agiria nesta situação? Então se coloque na postura adequada e você vai começar a ter pensamentos de motivação e começar a agir de forma mais motivada.

Seguindo estes passos você com certeza vai conseguir encontrar a motivação pessoal necessária para viver a vida.

Taíza Amaral

mais artigos sobre Motivação