Como motivar uma pessoa desanimada e desmotivada

É muito comum nos depararmos com uma pessoa querida que está desanimada e desmotivada. Isso muitas vezes acontece com a gente mesmo. Quantas vezes nos pegamos sem motivação para fazer qualquer coisa? Esta desmotivação pode ter muitas causas, mas sempre há métodos simples para nos motivar e motivar uma pessoa desanimada e desmotivada da qual queremos o bem.

Você pode aumentar consideravelmente a sua motivação quanto pode diminuí-la a níveis consideráveis. E esta é uma escolha que você deve fazer todos os dias. Você pode escolher viver seus dias motivado ou desmotivado. Sempre que você se deparar com esse conflito, lembre-se que a escolha é sempre sua.

Há várias técnicas e exercícios de motivação que você pode aplicar na sua vida agora mesmo. Pois é a motivação que nos faz seguir em frente e alcançar tudo aquilo que queremos. Sem motivação permanecemos na nossa zona de conforto e a vida parece que passa e a gente fica com aquela sensação de vazio.

Para conquistar nossos objetivos e aproveitar a vida ao máximo precisamos da motivação certa. Para isso, segue algumas dicas que você poderá usar para se automotivar ou motivar uma pessoa desanimada e desmotivada.

Regras simples para aumentar a motivação:

Elimine as crenças negativas
Tudo começa com algumas desculpas como “Não me sinto bem”, “Não sou tão inteligente”, “Não tenho fé suficiente em mim mesmo”. Então você começa a acreditar nessas coisas, como se elas estivessem escritas em pedra, então essas crenças negativas se tornam parte do seu sistema, uma parte de quem você é. E diante de tantas crenças negativas sobre si mesmo você não consegue sair do lugar, não há motivação para seguir adiante e fazer o que precisa ser feito.

Elimine a partir de hoje estes tipos de pensamento sobre você e sua capacidade. Sempre que você começar a ouvir essa vozinha no seu cérebro dizendo coisas que podem puxá-lo para baixo, desligue-a. Ao mesmo tempo, afirme para você mesmo a pessoa maravilhosa que você é, como você é capaz de conseguir o que deseja, assim você começará a aumentar a sua motivação.

Tenha fé em si mesmo
Não importa se você falhar, todos passam por esse processo em algum momento da vida. O que importa é que toda vez que você cai, você se recupera, se reconstrói e dá o melhor de si. Falhar todo mundo falha, mas o importante é como você vai encarar a situação. Ao invés de enxergar esta falha como um problema, pense em como você pode fazer melhor para ter mais sucesso da próxima vez. Esta é a diferença daqueles que desistem em relação aos que seguem em frente e tem sucesso. Você precisa ser a sua fonte de motivação, sempre.

Escolha o lado certo
Para aumentar a sua motivação, diante de um desafio, saiba que você possui todos os recursos internos para conseguir ser bem sucedido. Como já dissemos, você pode escolher para que lado olhar. O lado do pessimismo que causa a falta de motivação e paralisia diante dos acontecimentos da vida ou o lado que te motiva e vê o problema como um desafio.

Use a sua voz interna a seu favor
Antes de entrar em ação, tenha uma conversa mental positiva com você. Isto vai te colocar eu uma postura física e mental adequada para gerar motivação e consequentemente aumenta suas chances de ter sucesso.

Viva a sua paixão
Não há nada mais significativo na vida do que fazer aquilo que gostamos. Algumas pessoas a chamam de paixão, outros a chamam de causa. E você? Uma das maiores fontes de motivação que temos na vida é viver a nossa paixão.

A motivação flui quando você faz aquilo que gosta, ela nos impulsiona a seguir em frente, e faz a gente fazer o impossível diante de uma dificuldade. A motivação nos da a coragem de enfrentar e superar os maiores desafios que a vida nos lança.

Sonhe grande
Grandes sonhos inspiram, motivam e levam a ação. O que seria das pessoas se elas não tivessem para onde ir? Se não há medalhas olímpicas e várias centenas de atletas olímpicos para competir, os campeões nunca existiriam. Se o Monte Everest não fosse a montanha mais alta, não haveria montanhistas que lutariam todos os dias para alcançar o pico.

Se você não sonha grande, você fica para sempre naquele recanto do mundo onde tudo é medíocre, onde o sentido de realização é um conceito abstrato e onde o sucesso é quase inexistente.

Competir com você mesmo
Competir com os outros é bom, mas muitas vezes é uma maneira segura de se desmotivar porque você começará a comparar-se com os outros sempre e sempre. Execute sua própria corrida pessoal. Quantas vezes você já ouviu o ditado, ‘você é seu pior inimigo’?. Vença a si mesmo e supere seus limites isso irá manter a sua motivação em alta.

Taíza Amaral

mais artigos sobre Motivação