Como a publicidade utiliza as cores nas grandes marcas

Dificilmente você verá um logotipo da mesma maneira depois que souber que cada marca escolhe as cores deles utilizando conceitos específicos. Muitos psicólogos afirmam que as cores nos afetam de maneiras diversas e realizam pesquisas para tentar demonstrar que cor seria melhor para o quê.

Acha difícil de acreditar? Você acha que eles investiriam tanto dinheiro para estudar a cor de uma logo se isso não lhes retornasse de alguma maneira? O cérebro do ser humano está em um contínuo processo de descoberta de significados. Inconscientemente, as cores afetam as pessoas e isto é levado em conta pelas grandes indústrias.

Um grande exemplo disso é a cor azul. Ela é costumeiramente associada à segurança, a criatividade, a verdade. Empresas de comunicação utilizam primordialmente o azul em suas marcas, assim como algumas de eletroeletrônicos.

 

São grandes empresas de alcance e penetração mundial! Não é uma coincidência. Da mesma maneira, empresas que vendem serviços ou alimentos – principalmente fastfood – associam sua imagem a logomarcas vermelhas. Acompanhadas, ou não, da cor amarela, elas transmitem coragem, impetuosidade, juventude e paixão.

 

Você já tinha percebido isso antes? A maioria das pessoas não se dá conta destas estratégias, sejam elas puramente ligadas ao marketing ou à psicologia. Outra cor, o verde, é imediatamente associada á saúde, à ecologia, ao pacifismo. Empresas de produtos naturais e ONGs vivem utilizando a cor.

 

 

O laranja costumava ser uma cor um pouco esquecida, mas ela vem sendo muito utilizada, ultimamente, porque está sendo associada à confiança, à segurança, seria amistosa. Até partidos políticos já estão adotando símbolos com esta cor.

 

O preto é sempre visto como um símbolo de força, masculinidade e do luxo na propaganda. Na psicologia, pelo contrário, ela é vista como algo vazio, depressivo e transmite sentimentos contraditórios. Ou seja, o significado de qualquer cor deve ter o seu nicho levado em conta antes de ser escolhido por uma grande empresa. Saiba mais antes de utilizar qualquer uma em um ambiente de trabalho ou convivência familiar.