10 dicas para motivar quem amamos

Todos passamos por momentos difíceis na vida. A grande questão é como nos comportamos quando esses momentos acontecem. Nem sempre é fácil olhar o lado bom das coisas e, quando estamos atravessando uma fase ruim da vida, tendemos a olhar mais para o problema do que para a solução, e isso nos deixa ainda piores.

Por mais que saibamos que tristeza não resolve dificuldade, que preocupação não tira do sufoco e que angústia gera ainda mais angústia, nem sempre é possível sair do problema sozinho. Mas é nesse momento que podemos contar com a ajuda das pessoas que estão sempre ao nosso lado, que nos amam e servem de suporte quando o chão parece sumir debaixo de nossos pés.

Além de contar com o outro, podemos ser também o suporte de outras pessoas que precisam de apoio nas horas mais difíceis, independente de qual seja. Imagine quantas angústias, tristezas e desmotivação já foram diminuídas com uma conversa reconfortante, uma mensagem animadora ou apenas por sua presença implicitamente dizendo, “Estou aqui, conte comigo”.

| Veja também: Estratégias para você ter motivação todos os dias e alcançar seus objetivos

Ter alguém com quem contar, pode fortalecer uma pessoa e dar coragem para que ela enfrente seus desafios sem medo. Faz com que se sintam mais confiantes para agir e a olhar para as possibilidades, não mais somente para o problema.

Quando apoiamos uma pessoa, damos a ela a oportunidade de buscar em si mesma o melhor para superar um momento ruim. E para isso não é preciso grandes feitos. Uma palavra amiga, uma mensagem, ou até um bom dia mais animado pode ajudar. Portanto, é possível motivar as pessoas que amamos sem ser especialista no assunto. Basta ter vontade de ajudar, otimismo para ver o lado bom das coisas e uma pitada de criatividade! Aposto que com estes ingredientes, por mais difícil que seja a situação, poderá ser superada de maneira mais leve e positiva. Tenho algumas dicas para vocês!

1. Preste atenção aos detalhes
Nem sempre uma pessoa cai na tristeza de uma hora para a outra. Observe e fique atento quando alguém que falava bastante começa a diminuir o diálogo, ou se antes bem-humorado, começa a reclamar demais. Esses são alguns dos sinais de que algo não está bem. Chame para uma conversa, pergunte o que está acontecendo, demonstre preocupação e se ofereça para ouvir. Por mais que ela não fale em um primeiro momento, saberá que pode contar com você se a situação ficar insustentável. Nessa hora, uma atitude assim faz uma grande diferença.

2. Seja otimista
Para motivar uma pessoa, nada melhor do que o otimismo. Isso não significa que você deva ficar sorrindo o tempo todo ou ter uma visão de conto de fadas da situação. Ser otimista é saber que as coisas podem ser resolvidas, é acreditar que tudo tem uma solução, por mais difícil que seja o cenário vivido. O otimismo nem sempre aparece em forma de grandes sorrisos, mas pode ser percebido pelo brilho no olhar e, principalmente, sentido através de atitudes.

3. Foque na solução
É muito mais fácil ficar apenas reclamando da situação e acabar caindo no que chamamos de zona de conforto, aquela onde as pessoas falam e nada fazem para resolver o problema. E hoje isso é uma grande armadilha. Pessoas desanimadas carregam consigo uma energia imensa que pode contagiar também todos à sua volta, cuidado! Você também pode acabar sendo vítima do comodismo. Nesse momento, é importante olhar para a solução do problema, deixando de reclamar e partindo para a ação. Pode se tratar de um problema que perdure, mas a sua atitude perante a ele muda a forma como encará-lo, aumentando consideravelmente as chances de resolver a questão.

4. Use a criatividade
Quando quiser levantar o animo de alguém, conte com a sua criatividade! Mande uma mensagem legal, envie e-mails inspiradores, presenteie com pequenas lembranças, convide para tomar um café no final da tarde. Não é necessário grandes feitos. Basta usar a criatividade e fazer algo que gostaria que fizessem por você em um momento de tristeza.

5. Elogie
Um elogio sincero pode mudar o dia de alguém. Não deixe de falar tudo de bom que a pessoa tem. Mostre coisas que talvez ela não consiga perceber naquele momento, fale de coisas boas que ela já fez e mostre o quão importante ela é. Em muitos casos, admiramos alguém, mas pela correria do dia a dia, deixamos de declarar e, por fim, essa preciosa informação acaba caindo no esquecimento. Todos gostamos de receber elogios, portanto não economize aqueles que você pode oferecer ao outro. Elogios são como pequenas gentilezas, fazem bem a quem dá e também a quem recebe.6. Tenha paciência

Quando a pessoa está envolvida pelo desânimo, natural que nem sempre veja o lado bom das coisas e coloque barreiras para tudo o que for dito. É importante ter muita paciência e não perder o controle. Ser explosivo em uma hora dessas vai piorar a situação para ambas as partes. Respire fundo, se afaste um pouco se for preciso, e lembre-se: a paciência é uma das virtudes das pessoas que buscam o melhor da vida.

7. Acredite
Tudo vai se resolver! Ter isso em mente aumenta consideravelmente as chances de que o momento seja vivido de forma menos sofrida. Acredite na pessoa que você está ajudando e que você é capaz de apoiá-la. Quando acreditamos e temos fé que algo pode ser resolvido, olhamos o mundo de outra forma e descobrimos novas maneiras de enfrentar os problemas. Tenha fé! E não desanime jamais.

8. Sorria
Um belo sorriso pode ser o conforto que alguém precisa. Não importa o que tenha acontecido ou qual a situação naquele momento, sorria para a pessoa que você ama. Sorria com os olhos, com os gestos, com o coração. Entenda que tristeza não se combate com tristeza, mas um sorriso, esse sim pode ser uma grande arma contra o baixo-astral.

9. Faça coisas diferentes
Sabe aquele filme que faz tempo que gostaria de ver? Ou aquela receita especial que você guardou para fazer um dia e acabou esquecida na gaveta? Essa pode ser a hora! Experimente convidar a pessoa para novas experiências, chame para uma caminhada. Não precisa ser algo muito elaborado, tenho certeza que você encontrará algo novo. Fazer coisas diferentes junto com a pessoa que está triste ou desanimada faz com que ela esqueça um pouco dos problemas. Além de guardar na memória momentos bons ao seu lado. Experimente!

10. Comemore
Comemore pequenas conquistas, celebre a vida, encontre motivos para isso. Só o fato de você estar ao lado de alguém, apoiando e tentando animar, já é motivo de comemoração. Observe a vida ao redor, há inúmeras razões para fazer a festa, mesmo que seja feita entre você e a pessoa amada. Comemorar não é fazer um grande evento, ou gastar muito dinheiro, às vezes um abraço, uma ligação ou um e-mail podem ser melhores do que qualquer evento elaborado.

Gisele Meter é psicóloga, diretora executiva de Recursos Humanos e palestrante. Atua com gestão estratégica de pessoas, adora escrever sobre o universo feminino nas organizações e acredita que uma mulher pode ser tudo o que quiser desde que acredite em sua força interior. www.giselemeter.com.br

mais artigos sobre Motivação

 

Dicasmotivacao ft